CHAMINÉ - pioneiro em Ceará-Mirim RN: 01/04/2009 - 01/05/2009
CHAMINÉ - BLOG PIONEIRO DE CEARÁ-MIRIM

COMUNICADO: O Blog Chaminé encerrou suas atividades em 31/12/2009.

OBS.: PARA ACESSAR O CONTEÚDO DOS ÚLTIMOS QUINZE MESES, CLIQUE ABAIXO (A DIREITA) EM: "POSTAGENS ANTERIORES".


Esteve ativo de 1º de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2009.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

LUTO EM CEARÁ-MIRIM
O Vale está de luto. Nas primeiras horas desta quinta-feira 30 de abril, foi chamado ao Oriente Eterno, Giovan Olímpio dos Santos, aos 68 anos de idade. Era funcionário aposentado da Caixa Econômica Federal, agencia Ceará-Mirim e bastante identificado na Comunidade local. Esposo de Dona Isabel Marques dos Santos com quem teve três filhos: Geovanisa, João Neto e Maria do Carmo. GIOVAN , filho de Francisco Olímpio dos Santos e Safira Bezerra dos Santos nasceu em l0 de outubro de 1941 na cidade de Angicos/RN. Abnegado desportista, era torcedor incondicional do ABC F.C / Natal. Iniciado Maçom na Loja Emídio Fagundes em Natal, integrou durante muito tempo o quadro da Loja Maçônica Princesa dos Canaviais/Ceará-Mirim, sendo um dos seus fundadores. Os que fazem o Blog Chaminé se associam a dor dos familiares, rogando ao Grande Arquiteto do Universo que o acolha em Sua glória.
COMUNICADO:
O Blog de Jorge Moreira (cearamirinense como você)
está em novo endereço:
******************************
CEARÁ-MIRIM EM FESTA
ANIVERSÁRIO DO FÓRUM
Lúcia Helena homengeia Dra. Maria Zeneide
Foto: arquivo de Lúcia Helena Pereira

Veja no Blog da poetisa e escritora cearamirinense LÚCIA HELENA PEREIRA a cobertura completa da Festa de 3º Aniversário do Fórum Desembargador Virgílio Dantas, realizada em Ceará-Mirim na terça-feira 28/04, homenageando Edgar Barbosa e Nilo Pereira, além do compositor Cartola e atriz/cantora Carmem Miranda,
todos com centenário de nascimento este ano 2009.


CLIQUE NO LINK ABAIXO.:



terça-feira, 28 de abril de 2009

PLANTÃO Chaminé
Dois grandes acontecimentos nesta terça-feira, 28/04, em Ceará-Mirim: as comemorações do 3º aniversário do FÓRUM DESEMBARGADOR VIRGÍLIO DANTAS, organizadas pela Juíza da Comarca Dra. Maria Zeneide Bezerra e o lançamento do PROJOVEM URBANO com presença da Sra. Vilma de Faria, Governadora do Estado. Confira toda programação destes eventos, clicando:
O BLOG Chaminé MARCARÁ PRESENÇA NESTAS SOLENIDADES E POSTERIORMENTE TRARÁ DETALHES COM FOTOS.

domingo, 26 de abril de 2009


O VALE VERDE NA TELINHA
A escritora e poetisa cearamirinense Lúcia Helena Pereira será a próxima entrevistada no Programa “Memória Viva” da TV UNIVERSITÁRIA de Natal. Vai ao ar as 7 da noite desta quinta-feira com reprise no domingo.

POR FALAR EM LÚCIA HELENA
Nesta terça-feira 28 ela estará na terrinha e fará saudação a Nilo Pereira, no seu centenário de nascimento, por ocasião da solenidade festiva pelos três anos de inauguração do Fórum Desembargador Virgílio Dantas. À frente das comemorações está a Dra. Maria Zeneide, juíza da Comarca de Ceará-Mirim.

BR-406
Gasta-se menos tempo agora para chegar a Natal de carro pois o trecho da BR que liga o Vale verde a capital está em ótimas condições. O que falta para completar o benefício é a sinalização e faixas no asfalto.

BOA NOTÍCIA
A partir de agora os ônibus que fazem a linha Ceará-Mirim/Natal antes de seguirem viagem rumo a capital dão a volta pela parte baixa da cidade, beneficiando passageiros dos bairros Santa Águeda e Centro que antes subiam a pé grande ladeira para pegar o transporte.

UNISESP

Na véspera do feriado 1º de maio o Clube UNISESP de Ceará-Mirim promove festa com grandes nomes do forró na atualidade. Dentre as atrações: Louro Santos.

MAIS FESTA
Como diz a mocidade: “vai bombar” o lançamento do Bloco PRA GALERA que acontece no domingo dia 03 trazendo a Banda Grafite em cima de moderno Trio Elétrico. A festa tem continuidade numa arena montada na Praça do Mercado. Os abadás e mais informações na sede do bloco no Centro Comercial Tito.

SAÚDE
O Blog do Secretário de Saúde de Ceará-Mirim Júnior Rego está trazendo muita informação importante para quem gosta de se cuidar e de melhor qualidade de vida. Vale a pena acessar. Link ao lado.

SAAE
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Ceará-Mirim lançou um programa de recuperação de dívidas tarifárias contraídas por seus usuários até 31 de dezembro de 2008. Inadimplentes já podem procurar a autarquia municipal e negociar seus débitos.

VALE CULTURA
A Fundação Nilo Pereira confirma para 13 de maio o lançamento do Projeto Vale Cultura. Professores das redes municipal e estadual se encontrarão na Estação Cultural Dr. Roberto Varela para um Mini-Curso de introdução a mais esta ação conjunta com a Secretaria de Educação do município de Ceará-Mirim.

TEATRO NO VALE VERDE
O polivalente Múcio Vicente anunciando para Julho o I FESTIVAL DE TEATRO DE CEARÁ-MIRIM. Informações pelo fone 84-8702.0259 ou
mucartes@yahoo.com.br. Múcio foi o entrevistado de Johny Som e Marcos Farias no programa “Conversando com o povo” pela 87 FM no sábado ao meio-dia.

POR FALAR NA 87 FM
A emissora ampliou seu quadro de locutores e dá oportunidade nos dias úteis e fim de semana a jovens talentos desfilarem suas vozes através dos microfones da “verdinha” de Ceará-Mirim. Momentaneamente a rádio não está na internet, mas voltará em breve.

FRANKLIN MARINHO
Durante a solenidade em que foi homenageado pela Câmara Municipal, o ex-vereador Franklin Marinho, que conhece a fundo a história sócio política e econômica do Ceará-Mirim de ontem e de hoje revelou que prepara livro sobre as memórias do Vale verde. O prefeito Antônio Peixoto, que participou do evento, aprovou a idéia.

LAGOA GRANDE
O CIC – Clube de Integração Comunitária em Lagoa Grande, zona rural de Ceará-Mirim já tem nova direção. José Roberto (Dé) e Chartobiano (Biano) foram referendados como presidente e vice, respectivamente. A dupla tem relevantes serviços prestados, em especial para a juventude daquela localidade. Também estão compondo a diretoria Reginaldo Felipe, Isolda, Geralda, Auxiliadora e Francisca Núbia.

PELOS BLOGS – CEARÁ-MIRIM PASSADO E PRESENTE
Gibson Machado relembra: músico Zé Gago, ex-prefeito Roberto Varela, comerciante Cleto Brandão e teatrólogo Meira Pires. João André conta fato interessante sobre Edgar Varela, também saudoso ex-prefeito. Waldeck Araújo destaca como “talento da terra” o comunicador Lúcio Som. Links ao lado.

NIVER´s - Esta semana mudam de idade na terrinha: Dia 1º/05 - sexta-feira - John Huan - empresário na área de eventos (irmão da blogueira Jhancy Richelm) e Sábado 02/05: Amâncio Júnior, artista da terra, com excelente potencial de voz. Parabéns do Blog.

BATEU SAUDADE
Ao participar de evento durante o domingo no Colégio Nossa Senhora do Carmo na cidade de Nova Cruz e revendo sua quadra de esportes o blogueiro lembrou vinte anos atrás quando lá esteve acompanhando o primogênito Abrahão, então com oito anos de idade, integrando a banda de música do Colégio de Santa Águeda que tinha a frente o professor Casq
uinha.
PARTICIPE
Envie notícia, sugestão, informes, aniversários, divulgue sua festa, evento ou algo mais relacionado ao Vale verde do Ceará-Mirim. Disponha deste espaço.
Nosso e-mail: chamineh@bol.com.br

Nilo Pereira e o retrato do Dr. Vicente Inácio Pereira
(seu avô) na Casa Grande do Engenho São Francisco (hoje usina).
Foto do professor Gilberto Osório de Andrade.

sábado, 25 de abril de 2009


domingo, 19 de abril de 2009

* * *
COMUNICADO:
A POSTAGEM DO DIA 11/04
- CENTENÁRIO DE NILO PEREIRA - FOI ATUALIZADA
* * *



SERGINHO
A Câmara de Vereadores, em recente sessão, através do seu presidente Francisco Roberto Lima concedeu uma merecida moção de congratulação ao atleta SERGINHO pelos relevantes serviços prestados levando além fronteiras o nome de Ceará-Mirim. Craque do futsal, o cearamirinense da família Sobral é reconhecido pelo seu talento no futebol da bola pesada dentro e fora do Brasil. Gol do vereador.

PADRE ASSIS
O vigário paroquial de Ceará-Mirim, Padre Francisco de Assis, ao final da missa que celebrou noite de sábado na Comunidade de São Geraldo pediu que os fiéis rezassem muito por ele pois atravessa um momento difícil, inclusive anunciou que chegou a solicitar do Sr. Arcebispo sua transferência de Ceará-Mirim.

ONG VALEAMAR
A Organização Não Governamental VALEAMAR de Ceará-Mirim realiza assembléia geral nesta quarta-feira as 15h00 na Câmara Municipal. Em pauta: avaliação de atividades, análise de questões ambientais no vale verde e definição da data para eleição da nova direção - triênio 2009/2012. A VALEAMAR tem contribuído muito para diminuir os crimes ambientais e, em parceria com o Ministério Público, fiscaliza desde o lixão localizado na comunidade de Jacoca até a queima da cana-de-açúcar.

PASSEIO CICLÍSTICO
Uma boa pedida na manhã desta terça-feira (feriado nacional) é o passeio ciclístico na rota dos engenhos. Paralelamente acontece a tradicional corrida ciclística 21 de abril. Pedala, Ceará-Mirim!

ATERRO SANITÁRIO
Usuários do ônibus dos estudantes no turno noturno, o blogueiro e demais colegas passamos pelo sufoco da fedentina em longo trecho próximo ao aterro sanitário no retorno para Ceará-Mirim por volta de 23h30 de segunda a sexta-feira.

POR FALAR EM ÔNIBUS DOS ESTUDANTES
O motorista FONSECA que faz a linha da Av. Engenheiro Roberto Freire recebeu presente de páscoa pelo reconhecimento de sua competência ao volante e no trato cordial com os passageiros estudantes. Como diriam Eliel e Chico: "mirem-se no exemplo".

AGRADECIMENTO
Aos amigos blogueiros do Vale verde que semana passada ainda registraram nossa data natalícia e ao blog “Boca da Mata” por adicionar Chaminé na sua lista de links.

MEU PEQUENO CACHOEIRO
O cantor Roberto Carlos celebra neste domingo seus 68 anos de vida na terra em que nasceu. Entre as serras no Estado do Espírito Santo está Cachoeiro do Itapemirim, onde o “rei” realiza grande show comemorativo também aos 50 anos de carreira, na noite deste domingo no estádio de futebol da cidade.


DETALHE

Natal (RN) foi a última cidade onde Roberto realizou show no dia de seu aniversário em 19/04/1999. Naquele ano, em dezembro, falecia sua mulher Maria Rita, que marcara presença no show em nossa capital.

PARABÉNS
Juntamente com Roberto Carlos quem festeja aniversário neste domingo é o meu amigo de fé, irmão, camarada Eliel Silva. A comemoração acontece em Natal por ocasião do Tributo a Roberto Carlos promovido por “Chico Popular” no Clube da Telemar a partir do meio-dia. Outro aniversariante deste domingo é o prefeito de Ceará-Mirim Dr. Antônio Marcos de Abreu Peixoto. Votos de parabéns!

MAIS PARABÉNS
Durante muitos anos ela lecionou na Escola Barão de Ceará-Mirim. Dona Rosália Paiva Soares, professora aposentada chega aos 90 anos de idade e recebe nossos cumprimentos. Uma missa em ação de graças foi celebrada na noite do sábado na Igreja de Santa Terezinha. Também neste domingo o Grupo de Jovens JPP da Comunidade de Matas/Pedregulho completa 15 anos de atividades. No dia 23 quem “rasga folhinha” é a jovem web-leitora IZA. Parabéns do Blog.

ZÉ TOMÁZ
Quando este blogueiro morou em Messias Targino/RN, nos anos 80, conheceu um jovem talento musical na cidade: José Tomaz de Almeida, ou simplesmente Zé Tomaz, vencedor na época dos Concursos “A Mais Bela Voz” da Rádio Rural de Mossoró. De tradicional família, onde quase todos tem acentuada tendência para a musicalidade, Zé Tomáz está finalizando seu primeiro CD, com lançamento em breve. Mais detalhes no Blog do Dr. Alcimar. (Link ao lado)

JORNAL
O vespertino "Correio da Tarde" que circula em nosso Estado chega ao terceiro ano de existência e comemora a data nesta sexta-feira com um show do cantor Guilherme Arantes no Teatro Dix-Huit Rosado em Mossoró.

CRISE
A Casa de Saúde e Maternidade Santa Luzia, uma das mais tradicionais de Mossoró acaba de suspender suas atividades. Durante muitos anos prestou relevantes serviços a toda região Oeste do Rio Grande do Norte na área de assistência médica. O grande baluarte do empreendimento foi o médico, já falecido, Dr. Leodécio Fernandes Néo.

CLASSIFICADOS CHAMINÉ
Edson Vicente vende uma casa na Rua Francisco Fabrício em POÇO BRANCO. Três quartos, sendo 01 suíte, sala ampla, sala de jantar, lavanderia e garagem. Toda gradeada, coberta, forrada em PVC, piso de primeira em todas as dependências. Também troca por uma casa na zona norte de Natal. Contatos: 8844.5933 ou 3663.5731





EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Como anda nossa Educação para obtermos uma Comunicação que atenda plenamente aos nossos anseios e assim podermos ter uma interação melhor com nossos Semelhantes?
Já dizia o nosso saudoso Chacrinha: “quem não se comunica se ‘trumbica’”, uma boa comunicação é a maior arma para podermos ter um diálogo proveitoso com os outros.
Mas, como conseguir isto?
A melhor forma é a de sempre procurarmos nos orientar através dos mecanismos que aprendemos dos nossos EDUCADORES.
A Educação é a base de Tudo. Esta é a frase que sempre escutamos dos nossos Educadores, mas que, infelizmente, não é bem digerida pelos nossos Representantes que em grande parte prefere que o nível da Educação esteja perto do Analfabetismo.
Quando se é uma Pessoa Educada, esta pessoa sabe o seu limite e se tem certeza de que a melhor forma de demonstrar isto é estar disponível para construir uma Sociedade mais Fraterna e Justa.
Acredito que o contrário, ou seja, uma pessoa que se diz educada e age com egoísmo e prepotência é em minha opinião uma grande lástima, não soube colher o melhor do tempo que se dedicou a aprender na sua Vida.
Nos nossos dias, a melhor Forma de se tornar comunicativo é saber que é preciso colher o melhor para dar o melhor para os outros.
Agora, será que quem detém os meios de comunicação têm interesse de que seus leitores, ouvintes ou telespectadores sejam corretamente educados para terem uma Vida em que valorizem a cordialidade e a sinceridade entre eles?
A resposta depende muito dos programas que assistimos ou ouvimos. É bom sempre fazermos a indagação: “este programa ou esta leitura traz algum benefício para mim ou não acrescenta em nada na minha formação como pessoa ou cidadão”?
A Educação em vários lugares do mundo é tida como prioridade e é levada a sério. No caso do nosso País é preciso um pouco mais de ajuda, pois Ela muitas vezes não é levada a sério como deveria ser.
Então, se quisermos ter uma Educação Eficaz é preciso que nós tenhamos consciência de que precisamos exigir dos meios de Comunicação e, agora escrevo aos Educadores que orientem aos seus alunos para terem uma conduta mais crítica das informações que se recebe dos meios de Comunicação. Nem tudo que se é produzido é bom para os olhos e ouvidos.
O maior comunicador que já existiu foi Jesus Cristo; Ele conseguia com sua Pregação trazer muitos para ouvi-lo e assim conseguiu que muitos a partir daí mudassem sua forma de ver o Mundo.
A Grande Mestra da Igreja Santa Teresa D’Ávila lembrava para termos sempre um Bom Livro para ser lido.
Monteiro Lobato numa de suas Frases disse que um País se faz com Homens e Livros.
Não é cabível que se faça algo em favor da Cultura e se promova em outra parte qualquer coisa que não traga benefício para a Sociedade; isto é o que, infelizmente, algumas Empresas de Comunicação fazem pelo mundo.
A Comunicação deve estar voltada para nós termos boas condições de Vida, uma melhor consciência crítica de Mundo e não para poluir nossas mentes.
Não podemos deixar que a má Comunicação interfira na nossa Educação. É um Direito termos uma Comunicação voltada para melhorar o Diálogo com os nossos Semelhantes; e, assim, termos uma Educação que seja voltada para o BEM.
Viva os Meios de Comunicação que primam por uma Educação em que os Seres Humanos possam ser úteis uns aos outros! Shalom!!!

segunda-feira, 13 de abril de 2009

BICICLETAS NO VALE
No próximo dia 21, quando se comemora nacionalmente o feriado de Tiradentes, acontece em Ceará-Mirim a 25ª. edição da Corrida Ciclística 21 de abril - Roteiro dos Engenhos. Disputada em categoria única, com provas masculina e feminina, a Corrida oferecerá prêmios em dinheiro e sorteio de bicicletas entre os participantes. Inscrições já podem ser realizadas no Ginásio de Esportes Aderson Elói de Almeida. Mais informações na Secretaria Municipal de Juventude, Esporte, Cultura e Lazer ou pelos fones (84) 8817-1921 e 9423-5714.

“CHOVE, CHUVA”
Na noite do domingo (12) o Vale verde do Ceará-Mirim foi contemplado com precipitações pluviométricas. Apesar da pouca intensidade da chuva, as águas de abril molharam bem a Pátria de Nilo Pereira.

BOSCO TOMÁZ
Bastante prestigiado em Ceará-Mirim o show de lançamento do novo CD do cantor Bosco Tomaz, sábado que passou no Centro Esportivo e Cultural. Em meio ao público, dois vereadores da cidade com suas famílias: Dr. Júlio César e Renato Coutinho. A festa contou com a participação das Bandas MUSICANTO e BEIJO MOLHADO.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
12 – Monsenhor Rui Miranda, Lucimar Rodrigues, Márcia Vanessa e Deputado Robinson Faria; 14 – Cícero Marques; 18 – Miguel Lopes (Mossoró), Cacilda Medeiros (Assessora de Comunicação da Arquidiocese de Natal) e Adriana Almeida/SP . Parabéns!

AGRADECIMENTO
Nossa gratidão a todos os amigos e web-leitores que enviaram mensagens pela internet, telefonaram ou cumprimentaram pessoalmente este blogueiro por ocasião do nosso aniversário natalício de cinqüenta anos transcorrido no último dia 08. Peço permissão para não citar nomes, pois poderia esquecer alguém.

PADRE RUI
Na missa pelo seu aniversário (81 anos), noite do domingo na Igreja Matriz, o pároco de Ceará-Mirim Monsenhor Rui Miranda presidiu a celebração e durante o sermão agradeceu aos fiéis que rezaram pela recuperação de sua saúde e ao Padre Assis pelo apoio. Ele passou cinco meses internado em hospital e chegou a ficar em estado de coma. No final da missa foi lida pelo cerimonialista da Câmara Municipal Caio César, uma mensagem de felicitações ao pároco, enviada pelo presidente do Legislativo Francisco Roberto Lima, em nome dos vereadores.

NÚMERO CEM

O Programa semanal JOVEM GUARDA ESPECIAL que apresentamos na Rádio 87 FM de Ceará-Mirim juntamente com Eliel Silva e Gildete Soares nas manhãs de domingo chegará a sua centésima audição no dia das mães (10/05). Estaremos comemorando naquela data a partir das 14h00 no Centro Esportivo e Cultural. Está faltando ainda patrocínio para a sonorização.

ZAÍRA CASTRO
Agradecemos sua mensagem de apoio ao Tributo a Roberto Carlos que realizamos no último dia 04 de abril. Sinta-se convidada a estar conosco dia das mães as 14h00 no Centro Esportivo e Cultural para o Programa JOVEM GUARDA nº 100, “ao vivo”.

NOVOS BLOGS
Jadson Queiros agora na Blogosfera. O pai de Gibson Machado estreou seu blog que muito vai contribuir para nossa cultura. Adriano César (do SAAE) também com novo Blog. Ambos nos links ao lado.

BOB MARLEY
Dia 16 de maio (um sábado), ao cair da tarde, Ceará-Mirim será a capital do Reggae. Acontecerá no Centro Esportivo e Cultural o TRIBUTO A BOB MARELY. Atrações: Radiola Reggae, Monte Sião Sound Sistem (antes e depois das bandas); Pequeno Bob Marlon, Soul Reggae (já confirmada); Banda Naturalmente ( contando com várias participações). E mais: exposição de vinis e materiais de Bob Marley ( acervo de Carlos Henrique); Telão com vídeos de Bob. Ingresso apenas R$ 5,00 .


ABC
Ficamos sabendo através do Blog do João André que o diretor do ABC F.C. (Natal) Emilson Tavares, já residiu em Ceará-Mirim e é leitor do nosso Blog, o que muito nos honra. O “mais querido” é também o nosso time na capital!

POR FALAR EM ABC
O Alvinegro garantiu sua passagem às finais do segundo turno do estadual ao golear o Baraúnas na tarde do domingo, no estádio Frasqueirão, pelo placar de 4 a 0.

BOTAFOGO
Na semana passada o Vasco havia vencido o Botafogo por 4 a 1. Agora o Fogão devolveu a derrota com juros e correção monetária. O alvinegro fez o talento se sobrepor à organização do Vasco e não perdoou. Com atuação convincente, despejou uma goleada de 4 a 0 no rival, assegurando vaga na final da Taça Rio, segundo turno do Estadual.

LENO
O cantor e compositor potiguar LENO foi convidado pela Prefeitura de São Paulo, para realizar show dia 02 de maio, na Virada Cultural da cidade. Ele será homenageado e apresentará, na íntegra, pela primeira, vez todo o repertório do CD " Vida e obra de Johnny McCaRTNEY " censurado em 1971, e recentemente lançado pelo selo americano Lion Music , para Estados Unidos e Europa.

EXTREMOZ FM
Nilton Teixeira, agora Diretor Administrativo da Rádio Extremoz FM, envia mensagem informando que a emissora já pode ser ouvida na internet pelo site:
www.extremoz87fm.com.br . Parabéns Niltinho e equipe.

SECRETÁRIO
O novo secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, Segundo Paula é mossoroense. Na adolescência foi vizinho deste blogueiro. Ao amigo, votos de sucesso no novo desafio.

SEIS E MEIA
O Teatro Alberto Maranhão e Fundação José Augusto anunciam as próximas atrações nacionais do PROJETO SEIS E MEIA: Joana, (nesta terça-feira); Jessier Quirino, (21/04) ; Alex Cohen, (28/04) ; Rita Ribeiro,(12/05); Wando, (19/05); e, Dudu Nobre, (26/05). A novidade é que os artistas este ano se apresentarão também no Teatro Dix-Huit Rosado em Mossoró, na sexta-feira seguinte a apresentação no TAM.

HIPER
A bandeira HIPER BOM PREÇO chega a Mossoró/RN. No local conhecido como “Lagoa do Bispo”, em bairro nobre da cidade, será construído o empreendimento que deverá ser inaugurado ainda este ano.

JUSTIÇA NA PRAÇA
O Tribunal de Justiça realiza mais uma edição do Projeto Justiça na Praça, levando diversos serviços gratuitamente para a população. O evento será realizado dia 30 de maio, no Ginásio Nélio Dias, Conjunto Gramoré, em Natal, das 8h às 17h. A edição desse ano acontece durante a Ação global 2009, evento da Rede Globo de Televisão e o Serviço Social da Indústria - SESI que acontece simultaneamente em todo o país.

PÁSCOA
Vivenciar a Páscoa é ser capaz de mudar, partilhar a vida na esperança, lutar para vencer toda sorte de sofrimento, ajudar mais gente a ser gente, viver em constante libertação, crer na vida que vence a morte. É dizer sim ao amor e à vida, investir na fraternidade, lutar por um mundo melhor, vivenciar a solidariedade. Páscoa é renascimento, é recomeço. É uma nova chance para melhorarmos as coisas que não gostamos em nós, para sermos mais felizes por conhecermos a nós mesmos mais um pouquinho. É vermos que hoje... somos melhores do que fomos ontem. Feliz Páscoa!


QUERIA CRESCER LEVANDO
OS MEUS BRINQUEDOS
Encher uma mala bem grande com minhas bonecas,
Meu gato Tarico, meu passarinho Verdico,
As minhocas todas dos massapês do vale,
A minha varinha de pescar tilápias no rio Água Ázul.
Queria ter crescido levando os meus brinquedos:
As bonequinhas de pano confeccionadas por dona Biuca,
Os ovos pintados pela neguinha Ciça,
A galinha Teimosa com seus mil pintinhos,
O cofrezinho de prata que vovó me deu.
Eu encheria uma mala com os pés de mastruço,
Goiaba, pitanga, araçás, graviolas,
Santo Deus, aquele abacateiro robusto,
Os coqueiros da Casa-Grande,
Zé Doido fabricando carrinhos artesanais...
Quertia ter crescido levando os meus brinquedos,
Ou o mundo lobateano de Piô e Maroca,
O circo Nerino de Ceará-Mirim com os trapezistas:
Roger e Mascotinha.E daria tudo para rever minha babá:
Regina Dias,que fazia burrinhos, casinhas, vaquinhas,
De um açúcar tão alvo e perfumado,
Transformado em alfinis deliciosos!
Queria tanto a minha Páscoa de infância,
Os coelhinhos de verdade pinotando no quintal,
Mamãe reclamando e papai gargalhando...
Rever os coelhinhos: Dinho, Xavier, Chico e Bebé...
A minha Páscoa festiva, agora, é a saudade,
Saudade de querer bem, de amar e ser amada,
Saudade da mesa enorme, com meus pais
E minhas irmãs: o começo de minha vida!!!
Perdi boa parte dos meus brinquedos,
No meio do caminho, vindo para Natal em 1952.
Na estrada eles foram se espatifando...
Sobrando as recordações, as PáscoasIncomparáveis com bolos de fubá e glacê,
Os alfinis de Babá, Caldo-de-cana, saladas,
As barras de chocolates que papai nos dava,
OH! Páscoa...onde estarão os meus brinquedos?
E os meus sorrisos de menina?

Lúcia Helena Pereira


TEMPO PARA CONTEMPLAR

Poderia ser uma folha livre, voando leve sem direção
Sem marcas, sem rusgas, nem manchas.
Pareceria alva e reluzente.
Quando pega nas mãos deslizaria feito água com sabão.
Deixando seu perfume impregnado

Alguém que a olhasse a ignoria como coisa qualquer já vista antes.
Não é encrespada, não tem nódoas.
Outro gostaria de tocá-la, senti-la, mas só a vê passar.
Não tem tempo para contemplá-la.
A pressa lhe escraviza.
Para onde se dirigiria a folha?
Aonde iria?
Aos casais em conflito bem lhes faria
Aos jovens corações desconfiados lhes traria confiança
Aos povos em guerras promoveria a paz
Aos doentes lhe traria conforto

O vento a levaria e a faria pousar onde mais precisariam dela.
Ali permaneceria por alguns instantes
Tempo suficiente para a conhecerem
E se sentirem renovados

Deslocar-se-ia rapidamente sem direção
Tocaria a gestante que passa
Pertinho dos jovens no banco da praça
Deslizaria suave...
As crianças que brincam na calçada a tomariam nas mãos


Quando chegasse ao rio seguiria seu curso
Mesmo com aparência fragilizada pela cor desbotada sobre a água
É imponente, não imerge fácil.

A todos gostaria de tocar, fazer senti-la.
Porém nem todos a percebem como deveriam.

Maria Margareth da Silva Pereira
Especialista em Literatura Comparada
Ceará-Mirim RN

Acervo do Blog de Jadson Queiros. (Link ao lado).
A Sorveteria foi um ponto de encontro de jovens, poetas, seresteiros e namorados.

sábado, 11 de abril de 2009


Em virtude de problemas de saúde com nosso colaborador, escritor Francisco Neto, que já está se recuperando, publicaremos um texto do jornalista Franklin Jorge, da Série: "O CÉU DE CEARÁ-MIRIM", com sua autorização, a quem agradecemos.
EVOCAÇÃO DE NILO PEREIRA
- Franklin Jorge -
Um homem desce lentamente a Rua do Patu, ao entrar na cidade, com o coração de criança.
Lá embaixo, na manhã fria e cinzenta, está o vale, submergido em brumas imemoriais. A planície verde é um êxtase para os olhos. O canavial leve ondula ao vento da manhã da criação.
Para este homem, que sonha escrever um livro, é uma graça estar no Ceará-Mirim. Um livro inspirado pela memória da infância, escrito por quem bebeu a água da fonte do engenho Diamante, cristalina e sonora, e guardou os segredos e sortilégios da terra.
Sabem todos que esse homem viaja sempre no tempo e que um dos seus encantos é voltar ao Ceará-Mirim. Ninguém terá deixado de conservar na memória aquilo que é um legado do coração, afirma Nilo Pereira.
Passam os anos. Tudo é fugidio e efêmero. Se não fosse o amor, nada escaparia ao que Machado de Assis chamou de “o naufrágio das ilusões”.
A vida vai ensinando o que ela é, com efeito, um tecido de emoções.
Somos hoje o que começamos a ser na infância e na adolescência.
É preciso parar um pouco para ouvir esse passado, para ouvir essas vozes... E, muitas vezes, só regressando às origens, aos cenários distantes, é que há repouso.
A impressão que se tem é que o êxito esgota o espírito humano. Nada é mais ilusório. Cada um tem a sua ilha, a sua utopia, seja Massangana, Pasárgada, Panom ou o Verde-Nasce.
Nessas ilhas há uma fuga ao mundo, à glória, ao êxito, ao que parecer o definitivo e é talvez o mais efêmero...
Uma paisagem imortal...
Um canto de menino...
Um pequeno mundo maior do que o grande mundo...
Nilo sabe que ninguém pode viver sem a poesia da infância, que é o tempo restituído ao homem na sua essencial pureza.
Toda vez que volta ao Ceará-Mirim, Nilo sente a alma de novo restituída à terra. Cada pedaço de chão é sagrado, pensa, ao caminhar.
Nada melhor quando a própria cidade pára no tempo, porque a velha realidade não precisa de esforço para ser a paisagem que o menino procura de volta.
Lá do alto, à entrada da cidade, tudo se mostra como se o tempo houvesse mesmo parado.
Ruas estreitas de burgo medieval, ladeiras românticas, o casario posto em sossego, eis a cidade adormecida em sua própria lembrança.
As imagens do Ceará-Mirim são como vitrais duma Igreja. O sol mais forte lhes dá luminosidade e vida; empresta-lhe o brilho das coisas intangíveis, a alegria da permanência.
Nilo vai logo à Igreja e no altar da Virgem da Conceição põe a sua esperança e o seu enlevo de penitente. Ele pede à Padroeira, que ama desde menino, com a sua coroa de estrelas e o seu manto azul, que lhe faça feliz voltando sempre, sempre, como se nisto estivesse o melhor si mesmo. E, na sua imaginação, esse manto se desdobra, infinitamente, cobrindo a cidade e o vale, tomando o céu todo e, à noite, expandido, cobre-se de estrelas.
Do alto do campanário, Nilo contempla o vale edênico, numa promessa de beleza como se ali, todos os dias, nascesse a criação, e o Gênesis fosse o livro do homem, o breviário da terra prometida. Na verdade, tudo ali é eterno; a paisagem, o homem, as coisas, as reminiscências, os lugares, as pedras, os pássaros, os rios, os caminhos, o verde singular daquele paraíso onde a mão de Deus, por um momento, pairou, misteriosa e criadora.
Nilo começo sempre essa visita pela Igreja onde foi batizado, e de onde, espraiando a vista sobre o vale, tem a visão do sonho desfeito: ao longe, emoldurada de verde, a casa-grande do engenho Guaporé emerge da sua quimera solitária, sob a guarda mística de carnaubeiras que parecem círios velando a solidão romântica...
A Igreja sofreu reformas desfiguradoras. Nilo procura no altar-mor as colunatas douradas e os corucheus góticos, inspirado na igreja do Carmo, o templo mais antigo da cidade de São Paulo. A Igreja majestática, hierática, sobre uma ladeira macia, bastante grande para caber o vale e a cidade, tem a solidez de um símbolo querido.
Recorda o oratório de maio, a mais íntima e piedosa das celebrações religiosas do Ceará-Mirim, que resume toda uma tradição familiar. Assinala a constância da fé, a religião simples e autêntica, que veio de longe pelas gerações crédulas que jamais mentiram ao seu destino.
Homem afeito às doçuras da infância, Nilo alonga os olhos sobre o vale, procurando os pontos de apoio da meninice distante. O Guaporé, reduto da civilização rural, cidadela do sonho perdida nos mistérios do tempo. O vale é esplendoroso e opulento. Até a morte dos engenhos é ali rica, faustosa, hierática. Tudo ali, de tão verde, parece um mar, um mar de caravelas fantásticas, oscilando ao vento brando que encrespa levemente o canavial.
Nilo recorda as cheias do rio Ceará-Mirim, que o deixavam atônito. No verão, lá estava o rio sem água, o leito seco e estéril, um deus agonizante, quase morto. A ponte em arco, pintada de vermelho, parecia-lhe simples adorno.
Mas acontecia que um dia o rumor das águas levava à cidade ao espetáculo dantesco das enxurradas. O rio descia em cheias espantosas, inundando o vale. Um divertimento era ver os meninos da rua pularem do alto dos arcos da ponte sobre aquele mundo líquido, em convulsão. Eram extraordinários nessa acrobacia aquática. Davam saltos no ar, como gênios alados, e precipitavam-se no rio entregando-se ao destino incerto das correntezas, misturando-se com animais, troncos de árvore, imundícies, tudo aquilo que a água trazia no seu descompasso de deusa enfurecida.
Nilo contempla a visão. Reanimam-se os cenários. É um dia claro e lúcido, como podia ser uma noite escura e densa; as luzes do vale, como pirilampos, vêm do seu mistério humano, do seu poder mágico, do seu misticismo, tudo a ondular na paisagem como tangida pelo gênio da legenda sagrada.
Em todo o vale os engenhos pontilham uma civilização, a do ciclo da cana do açúcar, reunindo grandes famílias patriarcais, exploradoras da terra, mas com um sentido aristocrático que evoca em seu espírito as antigas famílias olindenses, com caleças e berlindas, mantilhas sevilhanas, louça e prataria da Inglaterra, vivendo nas amplas casas senhoriais de fachadas de azulejos.
Dos pontos mais elevados da cidade, descendo as encostas suaves e refazendo velhos caminhos, vê-se o solar, e para quem lhe conhece a história e sentiu a emoção dos seus fastos políticos e sociais, há uma impressão estranha que cala fundo na alma de Nilo: as figuras do seu passado ainda estão vivas, ainda conversam nas amplas salas decoradas, ainda perscrutam da soleira da porta heráldica o mistério do vale; e ali, ainda se ouve as valsas do começo do século. Porque o Guaporé da sua infância tem sua história, que não é só uma história política e econômica, mas sentimental e afetiva. Na calçada do velho Guaporé havia outrora cadeirinhas douradas.
Nascido no engenho Verde-Nasce, pertencente ao seu avô Victor José de Castro Barroca, formado pelo Curso Jurídico de Olinda, em 1844, Nilo lembra que ali também nasceu o poeta Antonio Glicério, que deixou um livro inédito e era filho da escrava Sancha.
Já no patamar da Igreja, onde pensa que estão para chegar os que chegavam em outras épocas, uns em suas caleças, outros nos seus cavalos, outros a pé, Nilo olha, enternecido, a cidade, o pátio, a praça larga em descaída, como se quisesse caminhar para o vale, as ruas os engenhos, cujos nomes vai dizendo baixinho. Lá estão como sentinelas do tempo. Uns morreram, outros vivos. Mas ele todo está vivo no milagre do reencontro. Para todos os lados é o verde infinito e multitudinário.
A segunda visita de Nilo é ao cemitério, onde vai ler os nomes de quantos viveram para servir à terra.



* * *

ANIVERSÁRIO DO FÓRUM
DE CEARÁ-MIRIM
(Homenagens)

Capa do Convite

Dentro das comemorações do 3º aniversário do Fórum Desembargador Virgílio Dantas em Ceará-Mirim, cuja programação vai acontecer no próximo dia 28/04, haverá uma saudação da poetisa Lúcia Helena Pereira ao "Menino do Vale": Nilo Pereira, neste ano em que celebramos o seu centenário de nascimento. A solenidade terá início as 17h00 com a palavra do Presidente do Tribunal de Justiça do RN, Desembargador Rafael Godeiro. O jurista e advogado Carlos Roberto de Miranda Gomes homenageará o também centenário Poeta, Magistrado e Escritor Edgar Barbosa. Na ocasião serão lembrados ainda os 100 anos do compositor Cartola e da atriz/cantora Carmem Miranda. No final, será servido um coquetel com apresentação da Orquestra BANT. Tudo organizado pela Senhora Juíza Diretora do Foro da Comarca de Ceará-Mirim Dra. Maria Zeneide Bezerra. Os que receberem convite poderão confirmar participação pelos fones 3274-3530 ou 3274-3636.


* * *

quarta-feira, 8 de abril de 2009

O MOÇO VELHO
(Silvio César)

Eu sou um livro aberto sem histórias
Um sonho incerto sem memórias
Do meu passado que ficou

Eu sou um porto amigo sem navios
Um mar, abrigo a muitos rios
Eu sou apenas o que sou

Eu sou um moço velho
Que já viveu muito
Que já sofreu tudo
E já morreu cedo

Eu sou um velho moço
Que não viveu cedo
Que não sofreu muito
Mas não morreu tudo
Eu sou alguém livre
Não sou escravo e nunca fui senhor
Eu simplesmente sou um homem
Que ainda crê no amor

Neste 8 de abril o blogueiro chega aos cinco ponto zero.

domingo, 5 de abril de 2009

Com o texto mensagem que nos foi enviado pelo Dr. Geraldo Pereira, filho do saudoso Nilo Pereira, iniciamos a postagem desta Semana Santa.
É chegado o tempo da Páscoa! O pão sem fermento, o ázimo, já está à mesa, para o degustar sagrado do vinho da época. É momento de sofrimento, com a crucificação sendo lembrada e invocada; como é uma oportunidade de alegria e de paz, quando a ressurreição se fizer sentir, dois dias depois da lua cheia. Que a reflexão da hora possa contemplar o amor ao próximo; um próximo, tantas vezes, de tal forma junto que surpreende a distância espiritual da separação. Deus chame de volta, outra vez, o filho pródigo, nas figuras de irmãos e parentes, de amigos e de colegas. Mas, chame para perto o homem simples do semáforo, que estira a mão na humildade da súplica, a viúva que precisa falar do morto e o desesperado que tem urgência em desabafar as mágoas da vida. Que a mulher do vaso de alabastro não deixe de perfumar os homens de boa vontade. Que antes do galo cantar não haja a negação da fraternidade e que a traição de Judas , o Iscariote, não exista entre aqueles que, em tese - pelo menos em tese - deveriam se amar. Boa Páscoa! Geraldo Pereira - Recife-PE.


PESAR
Nosso sentimento de pesar à família de Dona Maria Assunção pelo seu falecimento na última sexta-feira. Era viúva do saudoso Nelson Moreira.

TRIBUTO AO REI
Coroada de êxito a 5ª. edição da homenagem que os fãs de Roberto Carlos realizaram na noite de sábado no Centro Esportivo e Cultural de Ceará-Mirim. Em breve publicaremos matéria especial com fotos e, sem trocadilho, detalhes deste evento.

CULTURA
A Fundação Nilo Pereira em Ceará-Mirim, com direção de Waldeck Araújo de Moura, já está funcionando no Centro Administrativo da Prefeitura, em frente a agencia local do Banco do Brasil. A sala que a FNP ocupava na Biblioteca Municipal Dr. José Pacheco Dantas será destinada à Literatura Infantil.

LOUVOR JOVEM
No feriado 21 de abril a Renovação Carismática Católica de Ceará-Mirim realiza o 8º Louvor Jovem. Evento acontece no Rotary Clube com a presença de Cristiano Duarte, coordenador arquidiocesano do Ministério Jovem da RCC. Começará as duas horas da tarde.

PARABÉNS
Registramos datas natalícias de web-leitores que aniversariam esta semana:
05 – Socorro Morais (Mossoró); 07 Júnior Batista; 08 – Edvaldo Morais; 09- Eberton Ferreira; 10 – Cynara Lúcia e Josilene Galdino; 11- Natália Lucena.

VISUAL
Está sendo preparado o novo lay-out do Blog Chaminé. A novidade chega ainda este mês de abril. Já em Ceará-Mirim a VELOX, que instalamos para dar maior agilidade na navegação e postagens.

GRAFITH
No dia 03 de maio haverá em Ceará-Mirim o lançamento do Bloco “PRA GALERA”. Evento contará com participação da Banda Grafith em cima do TRIO OVNY e faz parte das comemorações pelo 2º aniversário da Rádio 87 FM. A venda de abadás já começaram no escritório do Bloco – Centro Comercial Tito.

BOSCO TOMÁZ
No próximo sábado as 21h00 no Centro Esportivo e Cultural de Ceará-Mirim mais um talento da terra lança seu CD. Bosco Tomáz acompanhado de Banda apresenta seu segundo trabalho intitulado PRINCESA. Da festa participam também os Grupos MUSICANTO e BEIJO MOLHADO.


PAZ, FRUTO DA JUSTIÇA
A Campanha da Fraternidade terá nesta quarta-feira dia 08 uma sessão solene em sua homenagem na Assembleia Legislativa as 10 horas da manhã. Com o tema da CF 2009, a Igreja debate a segurança pública e contribui para a promoção da cultura da paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade.

CIRCO
Alcimar Almeida em seu blog destaca: os pequenos circos que se apresentam nas cidades interioranas estão trocando a tradicional “comédia” na segunda parte do espetáculo pela realização de “bingos” com prêmios em espécie. A cidade de Patu/RN, onde se encontra o Circo São Luiz é exemplo disso. Confira a matéria no link ao lado.

CAZUZA
O próximo especial “Por toda a minha vida”, da Rede Globo, deverá ir ao ar no fim deste abril e será uma homenagem a Cazuza, que completaria 51 anos de idade este mês. O eterno poeta será interpretado pelo ator Daniel Granieri.

FUMAÇA BRANCA
Um documento divulgado pelo Vaticano reconhece "virtudes heróicas" de Irmã Dulce, que faleceu aos 77 anos de idade em 1982. Esse documento é considerado fundamental no caminho para que ela possa ser considerada uma santa. O texto, que inclui decretos aprovados pelo papa Bento XVI sobre processos de beatificação e canonização, cita a "serva de Deus Dulce Lopes Pontes, freira da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus" na Bahia. A brasileira Irmã Dulce, que dedicou sua vida inteira aos pobres e necessitados, está a caminho dos altares.

SHOPPING
A solenidade de inauguração de mais uma etapa do Shopping Midway Mall em Natal (3º Andar) será na sexta dia 24, às 19h30. Porém, só estará aberta ao público na segunda-feira dia 27, data em que o shopping fará 4 anos. Na oportunidade haverá sorteio de um automóvel entre os consumidores daquele centro de compras.

ROBERTA SÁ
Sucesso absoluto o show de Roberta Sá última sexta-feira no Rio de Janeiro. Evento foi gravado e será transformado em DVD para lançamento nacional ainda este semestre. Só pra lembrar: a cantora é neta do saudoso Roberto Varela, ex-prefeito de Ceará-Mirim. Abaixo, fotos de dois momentos da festa.




Gravação do 1º DVD de Robertá Sá





* * *

AS AVENTURAS DA BLITZ


Blitz, uma banda que fez bastante sucesso nos Anos 80. Foi também álbum de figurinhas, coleção de roupas (vendida na extinta Mesbla), série de televisão (inspirou a Armação Ilimitada), nome de comida e até fez propaganda de xampu. Mas, ainda que tenha influenciado uma geração inteira de jovens e músicos, não havia sido eternizada em livro . Mas o livro chegou para a satisfação de toda uma geração. A biografia ilustrada As Aventuras da Blitz, mesmo nome do primeiro vinil da trupe de Evandro Mesquita foi lançado em São Paulo mas já está à venda nas livrarias de Natal. . O autor, Rodrigo Rodrigues, apresentador do programa Vitrine da TV Cultura – é fã de carteira da Blitz. O jornalista colheu depoimentos de músicos como Lobão, Ritchie e Fernanda Abreu, e dos integrantes originais que fazem show até hoje: Evandro Mesquita, Billy e Juba. Munido de muitas horas de entrevistas, mais de 200 artigos de jornais e um amplo arquivo de imagem, incluindo credenciais, ingressos e fotos pessoais, Rodrigo descreve a trajetória da Blitz em 10 capítulos – do nascimento ao apogeu, da queda ao renascimento atual. Atualmente a banda chega a fazer uma média de oito a 10 shows por mês (ao custo de 25 a 30 mil reais cada), em sua maioria fechados ou em eventos corporativos, e está com um CD de músicas inéditas para ser lançado em breve. (Fonte: De Saboya.com)




* * *



Reproduzimos a seguir um texto escrito pelo sociólogo e professor Eriberto Moreira sobre a extinta Sorveteria da Praça Barão de Ceará-Mirim, que o pesquisador e professor Gibson Machado publicou recentemente em seu blog.


Cenários de inolvidáveis momentos vividos. A Sorveteria da Praça da Igreja Matriz foi um verdadeiro exemplo de genuíno e salutar saudosismo. Tinha grande representação social para a comunidade, pois foi palco e referência para várias histórias de amor. As imagens temporais protagonizadas pelas apaixonantes lembranças dos passeios e encontros em sua calçada estão presentes e eternizadas até hoje na memória de todos os cearamirinenses da gema que vivenciaram aquela bela época. O local oferecia uma atmosfera atraente e fascinante, onde jovens e adultos conviviam desfrutando a boa música dos velhos tempos que inebriava sucumbindo a todos num delicioso romantismo, acompanhado de saboroso sorvete, tornando assim a vida adoravelmente saborosa. A importância da sua fotografia torna o olhar uma festa. A gente revive as imagens, as conversas e os passeios na calçada envolta dela, enfim, os bons momentos que aconchegavam as boas fases da vida. O valor histórico e social representado pela sorveteria indubitavelmente marcará para sempre a sociedade de Ceará-Mirim.



**************************************************
RECADO
" No outono da vida, recordar a infância é abrir pontos de luz na estrada abandonada do passado" (Maria Madalena Antunes Pereira)
Você tem idéia quantas horas eram necessárias para fazer uma viagem numa liteira, com a família, de Ceará Mirim para Natal há 118 anos atrás? Você já ouviu falar em Lica, Patica, Tonha? Quer saber curiosidades sobre a civilização dos engenhos da cana de açúcar? Conhecer um pouco sobre a situação da educação no RN nos idos de 1891? Então conheça a história escrita por Maria Madalena Antunes Pereira, em Oiteiro - Memória de uma Sinhá Moça. Esta é a mais nova história do Momento do Livro, que me proponho a contar nas escolas públicas, particulares e associações. Entre em contato comigo e agende seu momento
Francisco Martins Alves Neto
ESCRITOR
Patrono da Cadeira 15 da AEL - Poeta Antonio Francisco (Apodi-RN)
Gestor do Momento do Livro - projeto de divulgação e valorização do escritor potiguar
letrasreais@hotmail.com
(84) 9178 0954