CHAMINÉ - pioneiro em Ceará-Mirim RN
CHAMINÉ - BLOG PIONEIRO DE CEARÁ-MIRIM

COMUNICADO: O Blog Chaminé encerrou suas atividades em 31/12/2009.

OBS.: PARA ACESSAR O CONTEÚDO DOS ÚLTIMOS QUINZE MESES, CLIQUE ABAIXO (A DIREITA) EM: "POSTAGENS ANTERIORES".


Esteve ativo de 1º de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2009.

domingo, 5 de abril de 2009

Com o texto mensagem que nos foi enviado pelo Dr. Geraldo Pereira, filho do saudoso Nilo Pereira, iniciamos a postagem desta Semana Santa.
É chegado o tempo da Páscoa! O pão sem fermento, o ázimo, já está à mesa, para o degustar sagrado do vinho da época. É momento de sofrimento, com a crucificação sendo lembrada e invocada; como é uma oportunidade de alegria e de paz, quando a ressurreição se fizer sentir, dois dias depois da lua cheia. Que a reflexão da hora possa contemplar o amor ao próximo; um próximo, tantas vezes, de tal forma junto que surpreende a distância espiritual da separação. Deus chame de volta, outra vez, o filho pródigo, nas figuras de irmãos e parentes, de amigos e de colegas. Mas, chame para perto o homem simples do semáforo, que estira a mão na humildade da súplica, a viúva que precisa falar do morto e o desesperado que tem urgência em desabafar as mágoas da vida. Que a mulher do vaso de alabastro não deixe de perfumar os homens de boa vontade. Que antes do galo cantar não haja a negação da fraternidade e que a traição de Judas , o Iscariote, não exista entre aqueles que, em tese - pelo menos em tese - deveriam se amar. Boa Páscoa! Geraldo Pereira - Recife-PE.


PESAR
Nosso sentimento de pesar à família de Dona Maria Assunção pelo seu falecimento na última sexta-feira. Era viúva do saudoso Nelson Moreira.

TRIBUTO AO REI
Coroada de êxito a 5ª. edição da homenagem que os fãs de Roberto Carlos realizaram na noite de sábado no Centro Esportivo e Cultural de Ceará-Mirim. Em breve publicaremos matéria especial com fotos e, sem trocadilho, detalhes deste evento.

CULTURA
A Fundação Nilo Pereira em Ceará-Mirim, com direção de Waldeck Araújo de Moura, já está funcionando no Centro Administrativo da Prefeitura, em frente a agencia local do Banco do Brasil. A sala que a FNP ocupava na Biblioteca Municipal Dr. José Pacheco Dantas será destinada à Literatura Infantil.

LOUVOR JOVEM
No feriado 21 de abril a Renovação Carismática Católica de Ceará-Mirim realiza o 8º Louvor Jovem. Evento acontece no Rotary Clube com a presença de Cristiano Duarte, coordenador arquidiocesano do Ministério Jovem da RCC. Começará as duas horas da tarde.

PARABÉNS
Registramos datas natalícias de web-leitores que aniversariam esta semana:
05 – Socorro Morais (Mossoró); 07 Júnior Batista; 08 – Edvaldo Morais; 09- Eberton Ferreira; 10 – Cynara Lúcia e Josilene Galdino; 11- Natália Lucena.

VISUAL
Está sendo preparado o novo lay-out do Blog Chaminé. A novidade chega ainda este mês de abril. Já em Ceará-Mirim a VELOX, que instalamos para dar maior agilidade na navegação e postagens.

GRAFITH
No dia 03 de maio haverá em Ceará-Mirim o lançamento do Bloco “PRA GALERA”. Evento contará com participação da Banda Grafith em cima do TRIO OVNY e faz parte das comemorações pelo 2º aniversário da Rádio 87 FM. A venda de abadás já começaram no escritório do Bloco – Centro Comercial Tito.

BOSCO TOMÁZ
No próximo sábado as 21h00 no Centro Esportivo e Cultural de Ceará-Mirim mais um talento da terra lança seu CD. Bosco Tomáz acompanhado de Banda apresenta seu segundo trabalho intitulado PRINCESA. Da festa participam também os Grupos MUSICANTO e BEIJO MOLHADO.


PAZ, FRUTO DA JUSTIÇA
A Campanha da Fraternidade terá nesta quarta-feira dia 08 uma sessão solene em sua homenagem na Assembleia Legislativa as 10 horas da manhã. Com o tema da CF 2009, a Igreja debate a segurança pública e contribui para a promoção da cultura da paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade.

CIRCO
Alcimar Almeida em seu blog destaca: os pequenos circos que se apresentam nas cidades interioranas estão trocando a tradicional “comédia” na segunda parte do espetáculo pela realização de “bingos” com prêmios em espécie. A cidade de Patu/RN, onde se encontra o Circo São Luiz é exemplo disso. Confira a matéria no link ao lado.

CAZUZA
O próximo especial “Por toda a minha vida”, da Rede Globo, deverá ir ao ar no fim deste abril e será uma homenagem a Cazuza, que completaria 51 anos de idade este mês. O eterno poeta será interpretado pelo ator Daniel Granieri.

FUMAÇA BRANCA
Um documento divulgado pelo Vaticano reconhece "virtudes heróicas" de Irmã Dulce, que faleceu aos 77 anos de idade em 1982. Esse documento é considerado fundamental no caminho para que ela possa ser considerada uma santa. O texto, que inclui decretos aprovados pelo papa Bento XVI sobre processos de beatificação e canonização, cita a "serva de Deus Dulce Lopes Pontes, freira da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus" na Bahia. A brasileira Irmã Dulce, que dedicou sua vida inteira aos pobres e necessitados, está a caminho dos altares.

SHOPPING
A solenidade de inauguração de mais uma etapa do Shopping Midway Mall em Natal (3º Andar) será na sexta dia 24, às 19h30. Porém, só estará aberta ao público na segunda-feira dia 27, data em que o shopping fará 4 anos. Na oportunidade haverá sorteio de um automóvel entre os consumidores daquele centro de compras.

ROBERTA SÁ
Sucesso absoluto o show de Roberta Sá última sexta-feira no Rio de Janeiro. Evento foi gravado e será transformado em DVD para lançamento nacional ainda este semestre. Só pra lembrar: a cantora é neta do saudoso Roberto Varela, ex-prefeito de Ceará-Mirim. Abaixo, fotos de dois momentos da festa.




Gravação do 1º DVD de Robertá Sá





* * *

AS AVENTURAS DA BLITZ


Blitz, uma banda que fez bastante sucesso nos Anos 80. Foi também álbum de figurinhas, coleção de roupas (vendida na extinta Mesbla), série de televisão (inspirou a Armação Ilimitada), nome de comida e até fez propaganda de xampu. Mas, ainda que tenha influenciado uma geração inteira de jovens e músicos, não havia sido eternizada em livro . Mas o livro chegou para a satisfação de toda uma geração. A biografia ilustrada As Aventuras da Blitz, mesmo nome do primeiro vinil da trupe de Evandro Mesquita foi lançado em São Paulo mas já está à venda nas livrarias de Natal. . O autor, Rodrigo Rodrigues, apresentador do programa Vitrine da TV Cultura – é fã de carteira da Blitz. O jornalista colheu depoimentos de músicos como Lobão, Ritchie e Fernanda Abreu, e dos integrantes originais que fazem show até hoje: Evandro Mesquita, Billy e Juba. Munido de muitas horas de entrevistas, mais de 200 artigos de jornais e um amplo arquivo de imagem, incluindo credenciais, ingressos e fotos pessoais, Rodrigo descreve a trajetória da Blitz em 10 capítulos – do nascimento ao apogeu, da queda ao renascimento atual. Atualmente a banda chega a fazer uma média de oito a 10 shows por mês (ao custo de 25 a 30 mil reais cada), em sua maioria fechados ou em eventos corporativos, e está com um CD de músicas inéditas para ser lançado em breve. (Fonte: De Saboya.com)




* * *



Reproduzimos a seguir um texto escrito pelo sociólogo e professor Eriberto Moreira sobre a extinta Sorveteria da Praça Barão de Ceará-Mirim, que o pesquisador e professor Gibson Machado publicou recentemente em seu blog.


Cenários de inolvidáveis momentos vividos. A Sorveteria da Praça da Igreja Matriz foi um verdadeiro exemplo de genuíno e salutar saudosismo. Tinha grande representação social para a comunidade, pois foi palco e referência para várias histórias de amor. As imagens temporais protagonizadas pelas apaixonantes lembranças dos passeios e encontros em sua calçada estão presentes e eternizadas até hoje na memória de todos os cearamirinenses da gema que vivenciaram aquela bela época. O local oferecia uma atmosfera atraente e fascinante, onde jovens e adultos conviviam desfrutando a boa música dos velhos tempos que inebriava sucumbindo a todos num delicioso romantismo, acompanhado de saboroso sorvete, tornando assim a vida adoravelmente saborosa. A importância da sua fotografia torna o olhar uma festa. A gente revive as imagens, as conversas e os passeios na calçada envolta dela, enfim, os bons momentos que aconchegavam as boas fases da vida. O valor histórico e social representado pela sorveteria indubitavelmente marcará para sempre a sociedade de Ceará-Mirim.



**************************************************
RECADO
" No outono da vida, recordar a infância é abrir pontos de luz na estrada abandonada do passado" (Maria Madalena Antunes Pereira)
Você tem idéia quantas horas eram necessárias para fazer uma viagem numa liteira, com a família, de Ceará Mirim para Natal há 118 anos atrás? Você já ouviu falar em Lica, Patica, Tonha? Quer saber curiosidades sobre a civilização dos engenhos da cana de açúcar? Conhecer um pouco sobre a situação da educação no RN nos idos de 1891? Então conheça a história escrita por Maria Madalena Antunes Pereira, em Oiteiro - Memória de uma Sinhá Moça. Esta é a mais nova história do Momento do Livro, que me proponho a contar nas escolas públicas, particulares e associações. Entre em contato comigo e agende seu momento
Francisco Martins Alves Neto
ESCRITOR
Patrono da Cadeira 15 da AEL - Poeta Antonio Francisco (Apodi-RN)
Gestor do Momento do Livro - projeto de divulgação e valorização do escritor potiguar
letrasreais@hotmail.com
(84) 9178 0954

Nenhum comentário: