CHAMINÉ - pioneiro em Ceará-Mirim RN
CHAMINÉ - BLOG PIONEIRO DE CEARÁ-MIRIM

COMUNICADO: O Blog Chaminé encerrou suas atividades em 31/12/2009.

OBS.: PARA ACESSAR O CONTEÚDO DOS ÚLTIMOS QUINZE MESES, CLIQUE ABAIXO (A DIREITA) EM: "POSTAGENS ANTERIORES".


Esteve ativo de 1º de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2009.

domingo, 19 de abril de 2009



EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Como anda nossa Educação para obtermos uma Comunicação que atenda plenamente aos nossos anseios e assim podermos ter uma interação melhor com nossos Semelhantes?
Já dizia o nosso saudoso Chacrinha: “quem não se comunica se ‘trumbica’”, uma boa comunicação é a maior arma para podermos ter um diálogo proveitoso com os outros.
Mas, como conseguir isto?
A melhor forma é a de sempre procurarmos nos orientar através dos mecanismos que aprendemos dos nossos EDUCADORES.
A Educação é a base de Tudo. Esta é a frase que sempre escutamos dos nossos Educadores, mas que, infelizmente, não é bem digerida pelos nossos Representantes que em grande parte prefere que o nível da Educação esteja perto do Analfabetismo.
Quando se é uma Pessoa Educada, esta pessoa sabe o seu limite e se tem certeza de que a melhor forma de demonstrar isto é estar disponível para construir uma Sociedade mais Fraterna e Justa.
Acredito que o contrário, ou seja, uma pessoa que se diz educada e age com egoísmo e prepotência é em minha opinião uma grande lástima, não soube colher o melhor do tempo que se dedicou a aprender na sua Vida.
Nos nossos dias, a melhor Forma de se tornar comunicativo é saber que é preciso colher o melhor para dar o melhor para os outros.
Agora, será que quem detém os meios de comunicação têm interesse de que seus leitores, ouvintes ou telespectadores sejam corretamente educados para terem uma Vida em que valorizem a cordialidade e a sinceridade entre eles?
A resposta depende muito dos programas que assistimos ou ouvimos. É bom sempre fazermos a indagação: “este programa ou esta leitura traz algum benefício para mim ou não acrescenta em nada na minha formação como pessoa ou cidadão”?
A Educação em vários lugares do mundo é tida como prioridade e é levada a sério. No caso do nosso País é preciso um pouco mais de ajuda, pois Ela muitas vezes não é levada a sério como deveria ser.
Então, se quisermos ter uma Educação Eficaz é preciso que nós tenhamos consciência de que precisamos exigir dos meios de Comunicação e, agora escrevo aos Educadores que orientem aos seus alunos para terem uma conduta mais crítica das informações que se recebe dos meios de Comunicação. Nem tudo que se é produzido é bom para os olhos e ouvidos.
O maior comunicador que já existiu foi Jesus Cristo; Ele conseguia com sua Pregação trazer muitos para ouvi-lo e assim conseguiu que muitos a partir daí mudassem sua forma de ver o Mundo.
A Grande Mestra da Igreja Santa Teresa D’Ávila lembrava para termos sempre um Bom Livro para ser lido.
Monteiro Lobato numa de suas Frases disse que um País se faz com Homens e Livros.
Não é cabível que se faça algo em favor da Cultura e se promova em outra parte qualquer coisa que não traga benefício para a Sociedade; isto é o que, infelizmente, algumas Empresas de Comunicação fazem pelo mundo.
A Comunicação deve estar voltada para nós termos boas condições de Vida, uma melhor consciência crítica de Mundo e não para poluir nossas mentes.
Não podemos deixar que a má Comunicação interfira na nossa Educação. É um Direito termos uma Comunicação voltada para melhorar o Diálogo com os nossos Semelhantes; e, assim, termos uma Educação que seja voltada para o BEM.
Viva os Meios de Comunicação que primam por uma Educação em que os Seres Humanos possam ser úteis uns aos outros! Shalom!!!

Nenhum comentário: