CHAMINÉ - pioneiro em Ceará-Mirim RN
CHAMINÉ - BLOG PIONEIRO DE CEARÁ-MIRIM

COMUNICADO: O Blog Chaminé encerrou suas atividades em 31/12/2009.

OBS.: PARA ACESSAR O CONTEÚDO DOS ÚLTIMOS QUINZE MESES, CLIQUE ABAIXO (A DIREITA) EM: "POSTAGENS ANTERIORES".


Esteve ativo de 1º de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2009.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009


Na postagem anterior publicamos acontecimentos em Ceará-Mirim que foram destaque na blogosfera local no primeiro semestre de 2009. A seguir: de julho a dezembro.


*** No dia 03 saiu um ônibus de Ceará-Mirim com destino a Cachoeira Paulista/SP, conduzindo um grupo de católicos da cidade para participar do Congresso Nacional da Renovação Carismática. A frente da caravana estavam o professor Álvaro Tadeu e o integrante da Renovação Carismática local Alzair.
*** Moradores da Rua Macaíba realizam o I ARRAIÁ DO CONJUNTO NOVOS TEMPOS em Ceará-Mirim. Várias atrações marcaram o evento que atraiu multidão em frente ao CAIC. Destaque para apresentação da Quadrilha Junina Dance/Balance.
*** Motoqueiros de Ceará-Mirim pegaram a estrada no dia 25. Participaram da sétima edição “Aventureiros do Vale” com destino a cidade de Afonso Bezerra/RN.
***O prefeito de Ceará-Mirim Antônio Peixoto retorna de Foz do Iguaçú/PR com veículos, equipamentos eletro-eletrônicos e brinquedos, doados pela Secretaria da Receita Federal à Prefeitura de Ceará-Mirim.
*** O presidente da Petrobrás Biocombustível Miguel Soldateli Rosseto, esteve em Ceará - Mirim, acompanhado do Secretário Municipal de Agricultura Herbert Dantas, para conhecer de perto a Unidade Técnica Demonstrativa- UTD do girassol, em fase de experiência.
*** Ceará-Mirim realiza a 1ª Conferência Livre sobre Segurança Pública do Município, uma parceria da Secretaria da Desfesa Social, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Sociedade Civil Organizada.
*** Para marcar a passagem do Dia do Rock (13/07) roqueiros de Ceará-Mirim se reuniram no Clube de Rádio Amadores ao som da banda local KDA-2 em evento festivo com boa participação.
*** Clube UNISESP de Ceará-Mirim reelege Diretoria para mais um mandato, permanecendo nos cargos Josias Bezerra e Stefano Moreira.
*** O contabilista Eugênio Andrade Filho é eleito novo presidente do Rotary Club de Ceará-Mirim. Sua esposa Fátima assume a Casa da Amizade.
*** Divulgada pesquisa sobre Blogs mais acessados em Ceará-Mirim. Em ordem decrescente: Chaminé, Jorge Moreira, Vereador Júlio César e João André.
*** ONG VALEAMAR realiza eleição para nova Coordenação. O pedagogo Reginaldo Felipe e odontólogo e ambientalista Dr. Alexandre Leocádio são os novos presidente e vice, respectivamente.
*** Vários eventos marcaram a passagem dos 151 anos de Emancipação Política de Ceará-Mirim, promovidos pela Prefeitura através das Secretarias Municipais, dentre eles: Corrida Rústica 30 de Julho, Shows, Exposição e Oficinas de Artesanato, Trilha dos Engenhos, Solenidades, Encontro de Avicultores, Prefeitura na Comunidade (Ações sócio-culturais no bairro São Geraldo), Finais do campeonato de FutSal, dentre outros.
*** No bairro Nova Descoberta em Ceará-Mirim é realizado o “!º Festival de Quadrilhas Estilizadas Renô do Sertão, com seis grupos participantes.
*** Lançado mais um blog em Ceará-Mirim: “Piscou,perdeu”, assinado pelo colunista Flávio Henrique.

*** Ator cearamirinense Crésio Torres estréia no Teatro Alberto Maranhão em Natal a peça “ELES NÃO USAM BLACK-TIE”. Crésio faz um dos papéis principais na obra de Gianfrancesco Guarnieri.
*** Em solenidade realizada na Estação Cultural Prefeito Roberto Varela, a Câmara Municipal de Ceará-Mirim concede título de cidadania ao Sr. Francisco Canindé Costa, numa proposição do vereador Júlio César Soares da Câmara.
*** No dia dos pais a Cooperativa de Taxi Maranatha de Ceará-Mirim, realiza sorteio e premia cinco usuários com aparelhos celulares.
*** Familiares cearamirinenses e amigos de Francisco Martins Alves Neto prestigiam lançamento do seu livro “Crônicas Sensoriais” na Livraria Siciliano do Shoping Midway Mall em Natal.
*** Família Oliveira promoveu dia 15/08 na Fazenda São João em Ceará-Mirim mais uma festa denominada “De volta aos anos 60”. Animação da Orquestra Los Manos.
*** Fundação José Augusto divulga lista dos contemplados com o prêmio Partrimônio Vivo do RN, dentre eles dois contemplados de Ceará-Mirim: Mestre Tião dos Congos de Guerra e Grupo Caboclinhos comandado por Mestre Birico.
*** Erivan Lima promove o vigésimo Tributo a Raul Seixas no Centro Esportivo e Cultural, trazendo a Ceará-Mirim o maior público já visto no tradicional evento.
*** Rotary Club de Ceará-Mirim promove “Seresta dos Pais”. Aconteceu dia 29 com animação de Francinaldo Show.
*** Fundada em Ceará-Mirim a Associação Cordeiro do Vale. Agropecuaristas se unem para potencializar o comércio de carne ovina. Breno Luiz de Melo é o primeiro diretor.
*** Clube de Mães Eulália Borges da Costa (Ceará-Mirim) realizou três dias de exposição artesanal com apresentações culturais no Bairro São Geraldo.



*** A Prefeitura de Ceará-Mirim abre Semana da Pátria em solenidade que contou com a participação da Banda de Música da 7ª.Brigada do Exército Brasileiro.
*** Artista plástico cearamirinense Thiago Costackz realiza exposição “Mitos e Ícones” na capital paulista. Participação da atriz global Carolina Dieckman.
*** Jornalista IRAN COSTA estréia na Rádio 87 FM de Ceará-Mirim o programa semanal “Memória Esportiva”, resgatando a história do esporte cearamirinense nas noites de sexta-feira.
*** Inaugurada em Ceará-Mirim mais um point da moda jovem: RECRUTA. Evento de lançamento contou com boa participação da juventude local.
*** Vigário paroquial Padre Assis celebra com a comunidade seus 12 anos de sacerdócio, todos eles dedicados ao Vale verde.
*** Movimento Espírita Aura Celeste de Ceará-Mirim promove a SEMANA ESPÍRITA com palestras no Auditório do Fórum Municipal.
*** Nana Amorim, vocalista do ANAIRAM BRASIL MUSICAL realiza show no Clube de Radioamadores de Ceará-Mirim.
*** Câmara Municipal de Ceará-Mirim realiza Mutirão da Cidadania na comunidade de Ponta do Mato.
*** A senhora Joselita (de Sandoval) é eleita presidente do Conselho Comunitário do Bairro Luiz Lopes Varela. Damião é o seu vice.
*** Colégio de Santa Águeda (Ceará-Mirim) realiza a 4ª. Bienal do Conhecimento. Muitas atrações acadêmicas e culturais.
*** Reativada em Ceará-Mirim a Associação Cultural Engenho das Artes com o ator Múcio Vicente na presidência.
*** Na Academia Pernambucana de Letras em Recife, no dia 28, a cearamirinense Helicarla Nyely Batista de Morais, aluna do mestrado em História, da UFRN, fez conferência sobre Nilo Pereira, abordando o livro Imagens do Ceará-Mirim.
*** Restaurante e Pizzaria Peter People em Ceará-Mirim, um dos points da cidade, fecha para reforma geral de suas instalações.
*** Banda de rock cearamirinense KDA-2 é atração na cidade e Santa Cruz/RN por ocasião de Tributo a Raul Seixas.


*** Dia 04 Ceará-Mirim lembrou o 3º ano de falecimento do ex-prefeito Roberto Varela em missa na Igreja Matriz.
*** Escola Estadual Otto de Brito Guerra em Ceará-Mirim recebe exposição itinerante do professor Gibson Machado: MEMÓRIA ICONOGRÁFICA.
*** Secretaria Municipal da Juventude, Esporte, Cultura e Lazer promove no Ginásio Aderson Elói em Ceará-Mirim o Campeonato Feminino de Handebol com participação de sete estabelecimentos de ensino.
*** Prefeitura de Ceará-Mirim faz entrega de 100 casas a famílias carentes nas comunidades de Riacho da Goiabeira, Lagoa do Cosme, Gravatá e Ponta do Mato.
*** Vigário paroquial de Ceará-Mirim Padre Assis viaja a Belém do Pará e participa das festividades do Círio de Nazaré.
*** Bairro de São Geraldo celebra o seu padroeiro. Dentre as atrações da festa, a dupla Léia e Sônia e a cantora Fátima Santos.
*** Prefeitura realiza Festa da Criança na Praça Barão de Ceará-Mirim. Milhares de brinquedos foram distribuídos.
*** João Palhano promove no Rotary Clube de Ceará-Mirim o 1º Tributo ao cantor Paulo Sérgio.
*** Vigésima quinta Caminhada da Paz leva milhares de cearamirinenses as ruas da cidade.
*** Outubro foi o mês em que Ceará-Mirim perdeu um grande empreendedor: Hermes Dantas.


*** O mestrando em História pela Universidade Vale do Acaraú, Esteferson Sandis, apresentou seminário sobre a historiografia do Vale verde com base no livro "Memória Iconográfica de Ceará-Mirim", de Gibson Machado.
*** Realizada com sucesso nos dias 12 e 13 na Estação Cultural Prefeito Roberto Varela a I Mostra de Conhecimentos da Educação Infantil promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Ceará-Mirim.
*** Em Brasília, o prefeito de Ceará-Mirim assina convênio com o Ministério da Educação para a construção de uma Creche/Escola Infantil, que ficará localizada no Conjunto Habitacional Luiz Lopes Varela.
*** Ferdinanda Dias realiza Concurso Miss Ceará-Mirim Oficial 2009 inaugurando a “Casa Amarela”, novo espaço para eventos na cidade. Paloma Côrtes, filha do popular “Chico Neguinho” ficou em primeiro lugar.
*** Banda PARAGANDAN de Ceará-Mirim realiza festa para lançamento do mais recente CD.
*** A “Noite Classe A” foi realizada no Rotary Club de Ceará-Mirim, numa promoção de Francisco Canindé - “Biduca”, comemorando seus 16 anos de colunismo social (Jornal de Natal), reunindo o high-society da cidade e convidados.
*** Idiana Rodrigues realizou dia 18 a I MOSTRA UNIVERSO FOTOGRÁFICO DE CEARÁ-MIRIM na Estação Cultural Prefeito Roberto Varela. Fotografia, música, arte e cultura estiveram em evidência na grande noitada.
*** Representação de Ceará-Mirim participou das homenagens a Nilo Pereira na Academia Norteriograndense de Letras por ocasião da solenidade alusiva ao centenário de nascimento do jornalista e escritor cearamirinense.
***A Praça da Matriz foi palco de mais uma edição do CEARÁ-MIRIM FASHION WEEK. Numeroso publicou prestigiou os desfiles ao ar livre em passarela que contornava a fonte luminosa.
*** Shygeak e Banda realizaram grande festa nos salões do Centro Esportivo e Cultural para celebrar o trigésimo aniversário do artista da terra.
*** Anunciada oficialmente pela Arquidiocese de Natal a transferência dos padres Assis e Franklin e nomeação dos novos vigários para Ceará-Mirim.
*** Equipe do Colégio Pirâmide – Ceará-Mirim - consagra-se campeã juvenil de Futsal nos Jogos Escolares 2009.
*** Pizzaria e Restaurante Petter People inaugura as novas instalações na Avenida Enéas Cavalcante em Ceará-Mirim.
*** 197 crianças da comunidade realizaram sua primeira eucaristia no Ginásio de Esportes Aderson Elói, em cerimônia presidida pelo vigário paroquial Padre Assis.
*** Prefeitura de Ceará-Mirim reativa Banda de Música Municipal Tenente Djalma Ribeiro, que havia paralisado atividades desde outubro de 2008.
*** Dia 28 começaram as festividades alusivas a padroeira de Ceará-Mirim Nossa Senhora da Conceição.
*** Dia 29 foi realizada mais uma CAVALGADA DO VALE. Sob o comando do Professor Silvino, evento reuniu mais de1.200 cavaleiros e amazonas de toda região.


*** Iluminação natalina disponibilizada pela Prefeitura toma conta de vários pontos de Ceará-Mirim, proporcionando novo visual noturno, a partir da entrada da cidade.
*** Paróquia de Ceará-Mirim lança novo site: www.nsconceicao.cjb.net . Editado pelos agentes da PASCOM, trás toda cobertura da festa da padroeira.
*** Rotary Club de Ceará-Mirim promoveu no dia 05 o II Baile do Reencontro. A animação foi da Orquestra Los Manos, com renda revertida para a Paróquia.
*** Blog Chaminé anuncia encerramento definitivo de postagens no dia 31 de dezembro.
***Visitando Ceará-Mirim a jovem Ceicinha Câmara. Atualmente residindo em Portugal, reuniu amigos para um jantar de reencontro.
*** Realizada a 1ª. Festa do Cordeiro, no Largo São Vicente em Ceará-Mirim, numa promoção da Associação dos Criadores, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e EMATER/RN.
*** Artistas da terra, cantores e bandas convidadas fizeram 11 noites de shows durante a festa da padroeira. Dentre as atrações: Sirano & Sirino e Saia Rodada.
*** Helicarla Morais lançou seu livro “Três rios dentro de um homem – Nilo Pereira em Imagens do Ceará-Mirim”, dia 07 no pavilhão da festa de Nossa Senhora da Conceição.
*** Artista plástico cearamirinense Ojuara retorna da Europa e expõe peças originais na praça da matriz durante festa da padroeira.
*** Francisco Navegantes, representando a ONG VALEAMAR de Ceará-Mirim é eleito delegado na Conferência Estadual de Cultura para representar o RN em Brasília,por ocasião da Conferência Nacional.
*** 11 de dezembro, dia do centenário de nascimento do escritor e jornalista cearamirinense Nilo Pereira, é lembrado no Blog Chaminé e pela Fundação Cultural que leva o seu nome.
*** Flamenguistas de Ceará-Mirim realizam grande carreata para comemorar o título de campeão brasileiro 2009 do rubro negro carioca.
*** O seminarista cearamirinense Helenildo Marques é ordenado Diácono e irá se preparar para o sacerdócio estagiando na cidade de Várzea/RN.
*** Projeto BOCA DA NOITE, idealizado pela Associação Cultural Engenho das Artes leva artistas da terra e numeroso público a Praça das Cinco Bocas em Ceará-Mirim.
*** Vigário Paroquial de Ceará-Mirim Padre Francisco de Assis despede-se oficialmente dos paroquianos em Celebração Eucarística dia 30/12 as 19h30. Na oportunidade recebe homenagens das pastorais, grupos, movimentos e comunidade.


Nenhum comentário: