CHAMINÉ - pioneiro em Ceará-Mirim RN
CHAMINÉ - BLOG PIONEIRO DE CEARÁ-MIRIM

COMUNICADO: O Blog Chaminé encerrou suas atividades em 31/12/2009.

OBS.: PARA ACESSAR O CONTEÚDO DOS ÚLTIMOS QUINZE MESES, CLIQUE ABAIXO (A DIREITA) EM: "POSTAGENS ANTERIORES".


Esteve ativo de 1º de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2009.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

CEARÁ-MIRIM
Retrospectiva 2009
Conforme anunciamos anteriormente, segue um pequeno resumo de alguns acontecimentos que mereceram registro na blogosfera de Ceará-Mirim neste ano que termina. Dia 30 a segunda e última parte desta RETROSPECTIVA e dia 31 o blog encerra suas postagens em definitivo.


*** Câmara Municipal de Ceará-Mirim realiza solenidade de posse do prefeito ANTÔNIO PEIXOTO e LUIZ ANTÔNIO vice-prefeito.
*** Aline Lopes, ex-aluna do Colégio de Santa Águeda, cola grau em Arquitetura na UFRN e passa em 1º lugar no concurso do Estado, sendo convocada para atuar na sua área.
*** 23 de Janeiro assinala os 17 anos de falecimento do escritor e jornalista cearamirinense NILO PEREIRA. Blog Chaminé transcreve artigo publicado pelo seu filho Geraldo Pereira no Jornal do Commércio (Recife).
*** O radialista Etevaldo Alves despede-se dos microfones da Rádio 87 FM no domingo 25/01 em seu programa “Domingo é show” das 10h00 as 14h00.
*** O prefeito de Ceará-Mirim/RN Antônio Marcos de Abreu Peixoto (PR) foi eleito 1° Tesoureiro na Federação dos Municípios do RN-FEMURN. Na 1ª. Vice-presidencia ficou JOSÉ SALY ARAÚJO, prefeito de Cruzeta e comerciante em Ceará-Mirim.
*** O Conselho Municipal do Fundo de Apoio Comunitário – FUMAC de Ceará-Mirim realiza eleição para escolha dos novos Conselheiros e da Mesa Diretora.
*** Dia 17 completaram-se três anos da morte do músico baixista Davi, bastante identificado no cenário artístico musical de Ceará-Mirim.
***Sepultada no dia 13 em Ceará-Mirim a Sra. ZILAH SOARES HUCK. Muito conhecida na sociedade local, fazia parte do Clube da Melhor Idade e era Ministra da Eucaristia na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.
*** A Igreja Evangélica Renovação Cristã de Ceará-Mirim completou seu 1º ano de existência. O culto comemorativo foi transmitido pela Rádio 87 FM.
*** Artesãos locais representam Ceará-Mirim na FEIRA INTERNACIONAL DE ARTESANATO no Pavilhão do Centro de Convenções em Natal/RN de 23 de janeiro a 1º de Fevereiro. Iniciativa da Prefeitura através da Fundação Nilo Pereira.
*** O funcionalismo público municipal passa por recadastramento geral.
*** A Biblioteca Pública Municipal Dr. José Pacheco Dantas volta a ocupar seu antigo prédio na rua Heráclio Vilar. Assume a direção a Sra. JANETE ANDRADE DE LIMA SOARES, recém-formada em biblioteconomia pela UFRN.


*** Moradores da Rua Oscar Brandão e antiga Rua São João de Ceará-Mirim realizam no dia 07 o 1º Oscar Folia resgatando os antigos carnavais de rua da cidade.
*** Fátima Fagundes, Professores Albério e Bill Martiniano realizam no dia 14, com sucesso, mais um Carnaval da Saudade no Centro Esportivo e Cultural com animação da Orquestra Perfume de Gardênia.
*** O vigário paroquial Padre Francisco de Assis de Melo Barbosa viaja em peregrinação a Juazeiro do Norte com um grupo de paroquianos.
*** Jornal LITORAL NOTÍCIAS, sob o comando do jornalista Iran Costa comemora oito anos de circulação
*** Prefeito Antônio Peixoto participa no dia 06 na Câmara Municipal de Ceará-Mirim de Sessão Especial onde faz a leitura da mensagem anual do Poder Executivo.
*** Em 7 de fevereiro Renato Martins e Douglas colocam no ar o Blog BOCA DA MATA.
*** Numa sexta-feira 13, chega ao Vale do Ceará-Mirim o Excelentíssimo Sr. Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Veio conhecer projetos de sustentabilidade rural que deram certo.
*** O jornalista, advogado, professor, magistrado, poeta e escritor cearamirinense Edgar Barbosa é lembrado pelo centenário do seu nascimento em 15 de fevereiro.
*** A Rádio 87 FM colocou sua programação na internet. Mensagens de cearamirinenses em várias partes do mundo chegaram a emissora. Posteriormente problemas técnicos impossibilitaram a continuidade de transmissão pela rede.
*** O estudante cearamirinense Bruno Câmara, do bairro São Geraldo, ingressa na ordem religiosa dos Redentoristas e viaja para residir em Arapiraca no estado de Alagoas.


*** Em Ceará-Mirim significativas homenagens pela passagem do Dia Internacional da Mulher são promovidas pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário com intensa programação sócio-cultural e educativa.
*** O cantor e compositor cearamirinense Marcos Câmara se apresenta com ótima performance no show instrumental de violão em evento promovido por Idiana Rodrigues no espaço “Chá de Alegria”.
*** Para celebrar o Dia da Poesia (14/03) a Biblioteca Pública Municipal Dr. José Pacheco Dantas promove exposição e a Fundação Nilo Pereira apresenta programas radiofônicos sobre a data na 87 FM de Ceará-Mirim, com participações especiais.
*** Marcos Augusto é nomeado novo administrador do centenário Mercado do Café em Ceará-Mirim.
*** Inaugurado em Ceará-Mirim mais um templo religioso. Desta vez chega ao Vale a “Igreja Mundial do Poder de Deus”, do “apóstolo” Valdomiro.
*** Familiares da professora Maria Bernadete e de Dona Maria Agostinho Barros participam de missa pelo 1º aniversário de falecimento destas duas grandes cearamirinenses falecidas em março de 2008.


*** Em 03 de abril Ceará-Mirim perde Dona Maria Assunção que era viúva do saudoso Nelson Moreira.
*** Fãs de Roberto Carlos em Ceará-Mirim prestigiam a 5ª. edição do “TRIBUTO AO REI” realizado dia 04 no Centro Esportivo e Cultural.
*** O cantor cearamirinense Bosco Tomaz lança seu novo CD intitulado “PRINCESA” dia 11 no Centro Esportivo e Cultural, em festa que contou com a participação das Bandas MUSICANTO e BEIJO MOLHADO.
*** Dia 12 Monsenhor Rui Miranda, pároco de Ceará-Mirim, completou 81 anos de idade e participou de celebração em ação de graças na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
*** A Fundação Nilo Pereira passa a funcionar no Centro Administrativo da Prefeitura de Ceará-Mirim.
*** A Secretaria da Juventude, Esporte Cultura e Lazer realizou a 25ª. Corrida Ciclística 21 de Abril com premiação para os primeiros colocados
*** Ex-vereador Franklin Marinho recebeu homenagem na Câmara Municipal de Ceará-Mirim em Sessão Especial presidida pelo Vereador Francisco Roberto Lima.
*** A Juíza Dra. Maria Zeneide Bezerra promoveu grande festa cultural no dia 28 para celebrar o 3º aniversário de inauguração do Fórum Desembargador Virgílio Dantas. Na oportunidade foram comemorados os centenários de Nilo Pereira, Edgar Barbosa, Cartola e Carmem Miranda.
*** Em 30 de abril o Vale amanheceu de luto. Faleceu Giovan Olímpio dos Santos. Era funcionário aposentado da Caixa Econômica Federal – agência Ceará-Mirim - e tinha um grande círculo de amizade em toda região.


*** Jornal LITORAL NOTÍCIAS chega a sua edição nº 100. Integra o Sistema Litoral de Comunicação, capitaneado pelo jornalista Iran Costa.
*** Cantora Mariana da Banda cearamirinense ANAIRAM participa em Fortaleza da 1ª etapa do programa ÍDOLOS (Tv Record).
*** Chega ao Vale o Projeto Ninho Roda Brasil, da Nestlé. Durante três dias (de 15 a 17) foram exibidos seis filmes nacionais na Praça Barão de Ceará-Mirim em equipamentos modernos e de alta tecnologia. Na estrutura veio um canhão de luz cujo facho era visto há vários quilômetros de distância. Foi produzido e exibido pela equipe um clip musical com imagens da cidade e performance do ator Múcio Vicente.
*** A cantora DIDÉ RODRIGUES realiza festa de lançamento do seu CD “EXOTÉRICO”, com grande presença de público no Centro Esportivo e Cultural”. Participação Banda Simetria e Débora Perciana.
*** Os fãs de Bob Marley se reúnem no Centro Esportivo e Cultural para mais um tributo ao ídolo do reggae. Uma das atrações foi a banda Naturalmente.
*** A Prefeitura de Ceará-Mirim, em parceria com o SEBRAE/RN, realiza no Ginásio Aderson Elói de Almeida a Semana do Empreendedorismo, com grande participação.
*** Em maio o Vale verde presenciou tristes momentos: o falecimento da advogada Dra. Lúcia Brandão; o trágico acidente de moto em que foi vítima fatal o jovem Armando, filho do casal Professora Malu/Fernando Campos e o brutal assassinato em Natal de Luiz Goiana, bastante conhecido no Assentamento São José, Comunidade de Pedregulho.
*** Ceará-Mirim recebe visita do casal Celso Antunes e sua esposa Anna, residentes no Paraná. Ele é da tradicional família Antunes (de Juvenal e Madalena). No Vale verde o casal foi ciceroneado por Lúcia Helena Pereira e Edmilson Rodrigues, Secretário Municipal de Articulação Política.
*** O Poder Judiciário realiza em Ceará-Mirim mais uma etapa do Projeto JUSTIÇA NA PRAÇA. Evento aconteceu no pátio do Fórum Desembargador Virgílio Dantas com vasta programação cultural e de assistência a população.
*** A Secretaria Municial de Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Ceará-Mirim realiza a Semana do Meio Ambiente e Fórum Ecológico com intensa programação.



*** A Loja Maçônica Princesa dos Canaviais empossa seu novo Venerável Mestre: José Edmar de Araújo Júnior. Ele é coordenador do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Ceará-Mirim.
*** A Prefeitura de Ceará-Mirim promoveu o I ARRAIÁ DOS ENGENHOS de 20 a 23, levando grande público para a área entre a Estação Cultural e o Ginásio de Esportes. Para participar do evento o TREM DO FORRÓ trouxe muitos passageiros da capital.
*** O Projeto Assembléia Itinerante foi desenvolvido em Ceará-Mirim. Além de Sessão Especial presidida pelo Deputado Robson Faria,vários stands foram montados para prestação de serviço em diversas áreas, além de apresentações culturais. Quase todos os deputados marcaram presença durante dois dias.
*** Eduardo Quirino de Souza, antigo funcionário dos Correios, agência Ceará-Mirim se aposenta e recebe homenagem dos colegas de trabalho.
ESTA RETROSPECTIVA CONTINUARÁ - DIA 30/12 (QUARTA-FEIRA)

Nenhum comentário: