CHAMINÉ - pioneiro em Ceará-Mirim RN
CHAMINÉ - BLOG PIONEIRO DE CEARÁ-MIRIM

COMUNICADO: O Blog Chaminé encerrou suas atividades em 31/12/2009.

OBS.: PARA ACESSAR O CONTEÚDO DOS ÚLTIMOS QUINZE MESES, CLIQUE ABAIXO (A DIREITA) EM: "POSTAGENS ANTERIORES".


Esteve ativo de 1º de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2009.

domingo, 17 de maio de 2009

ÔNIBUS DOS ESTUDANTES

Na rotina diária deste blogueiro está a viagem para Natal no ônibus dos estudantes, linha da Av. Engenheiro Roberto Freire. Ao cair da tarde, junto a um grupo de alunos nos dirigimos ao ponto de partida da “rodonave”, nas proximidades do Ginásio de Esportes Aderson Elói de Almeida, onde mora o “piloto” Fonseca. Carteirinha na mão e o acesso está liberado. Se deixar para apanhar o ônibus nas paradas seguintes: Praça da Matriz, Biblioteca, Mercado do Café, etc... corre-se o risco de não pegar lugar sentado. Muitos saem do trabalho direto para a parada. Já na saída da cidade, lotação esgotada. Alguns vão em pé. Para uns é hora de colocar a resenha em dia, outros, usar os fones de ouvido para curtir Grafith no mp3, ou Mução no rádio; assistir vídeos no mp4, ler o jornal do dia, contar piadas (haja risadas) e por aí vai... Escurece lá fora... já estamos no posto da Polícia Rodoviária Federal. Algum tempo depois, no Gancho de Igapó, onde perdemos preciosos minutos no sinal de quatro tempos. E seguimos viagem. Ponte de Igapó, a interminável Av. Bernardo Vieira com os incontáveis sinais, sempre no vermelho. Lá estão as luzes do Midway Mall. Primeira parada para alguns alunos descerem. Estudam nas proximidades. Entramos na Av. Salgado Filho onde o trânsito na maioria das vezes é lento naquele horário. Portugal Center, mais alunos descem. Segue viagem, agora todos sentados. Natal Shopping, Charles desce. Só ficam os da reta final: Faculdades da Avenida Engenheiro Roberto Freire. No radinho de pilha o “Repórter 98” já está chegando ao fim quando subimos o viaduto de “Ponta Negra” para a última etapa da viagem. Aulas, apresentações de trabalhos, seminários, provas, testes... Hora do retorno. Dez e quarenta e cinco da noite, estamos em frente ao “Nordestão” de Capim Macio, após tomar água mineral e cafezinho 0800 no supermercado, olhos grudados na Avenida. “BOA NOITE ESTUDANTES”, pisca ao longe o letreiro luminoso na frente da rodonave. Correria para pegar um lugar sentado. Leitura, som nos fones de ouvido, resenhas, barulho da turma do “fundão” que não deixa ninguém dormir direito, não é Peri e João Paulo? . Segue o percurso do retorno, quase o mesmo. A coisa pega nas proximidades do lixão após a Federal. Mal cheiro insuportável... Os ponteiros do relógio estão quase se encontrando para as doze badaladas noturnas. Cacimbas, Parque da cidade, Área de Lazer, primeira descida. Avenida Principal, Cantina Avelino. Desço em frente ao Centro Comercial Tito e começa a caminhada rumo ao conjunto “Novos Tempos”. Os poucos sonolentos colegas que restam no ônibus seguem com Fonseca e o Fiscal Ariberto com destino ao bairro Santa Águeda, parada final. Dia seguinte começa tudo de novo. Se esqueci algum detalhe peço aos companheiros e companheiras de viagem que utilizem o espaço para comentários do blog e completem. (Edvaldo Morais – Maio de 2009).
Blogueiro Navegantes e colegas
aguardando na parada (Capim Macio)

Fonseca, piloto da "rodonave".

O atento fiscal Ariberto acompanha
entrada e saída dos estudantes.

3 comentários:

Unknown disse...

Concerteza Edvaldo todo dia essa rotina na "RODONAVE" de Fonseca, mas me sinto muito bem dentro dessa "RODONAVE" tods os problemas saem da cabeça com a galera do fundão não é Peri? Quando agente menos espera ja está na cidade dos verdes canaviais.
Edvaldo com seu fone de ouvido do raidinho a pilha e seu jornal que é o seu passa tempo.
Mas essa rotina temos ela por que queremos um ideal para a nossa vida só temos a ganhar!!!

Anônimo disse...

cade Edvaldo Morais é isto mesmo todos os dias estamos nesta luta para ser alguem na vida no futuro. Ainda mais Edvaldo voce não lembrou quando a gente volta ainda temos que sertir o mau cheiro do Aterro Sanitario, logo vejo que estamos chegando na Cidade dos Verdes Carnivais aonde eu amo muito essa terra um abraço a todos...
Francisco José

Anônimo disse...

Evaldo,

Não tenho certeza se o conheço, mas fiquei emocionado ao ler o seu relato. Sou filho da terra, e hoje resido em São Paulo, sem nunca me esquecer de muitos lugares citados por vc. Lembro-me de infinitinas vezes está na esquina da cantina Avelino, quando assistia alunos de Ceará-Mirim indo á Natal estudar e perguntava-me o lhes motivava tanto á enfretar tão desgante rotina. Hoje a resposta é simples, quando se mora numa cidade como São Paulo, com 12 milhões de habitantes, 06 milhões de veículos e tendo como vcs. todo os dias ir a Faculdade, imagina!?. Por isso curtam estes momentos, e tenham certeza que na esquina da cantina Avelino deve ter alguém os observando efazendo a mesma pergunta que eu fazia há anos.

Um abraço,

Jeorge Ferreira (11) 8781 8931
e-mail: jeorgeferreira@hotmail.com