CHAMINÉ - pioneiro em Ceará-Mirim RN
CHAMINÉ - BLOG PIONEIRO DE CEARÁ-MIRIM

COMUNICADO: O Blog Chaminé encerrou suas atividades em 31/12/2009.

OBS.: PARA ACESSAR O CONTEÚDO DOS ÚLTIMOS QUINZE MESES, CLIQUE ABAIXO (A DIREITA) EM: "POSTAGENS ANTERIORES".


Esteve ativo de 1º de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2009.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

LEMBRANDO DE...
A família do saudoso ANTÔNIO POTENGI reúne-se neste sábado, 16/05, para comemoração festiva de aniversários natalícios de alguns dos seus integrantes no Sítio de Manoelzinho do Cartório. Mais uma vez a grande ausência do patriarca será sentida. O Blog reverencia a memória do Sr. Antônio Dermeval de Carvalho através do texto escrito pelo seu filho Carlos.

ANTÔNO DERMEVAL DE CARVALHO
(Antônio Potengi)
Nascido em 06 de abril de 1914, no bairro da Ribeira em Natal, bem próximo ao rio Potengi. Filho de Irineu Florentino de Carvalho e Maria Eulália de Araújo Carvalho. Por se tratar de uma gestação difícil o casal fez uma promessa a Santo Antônio: se tudo transcorresse bem o varão se chamaria Antonio.
Nascido Antônio, prematuro de sete meses, cresceu com saúde. Na idade de estudar, foi matriculado na Escola de Aprendiz Artífice em Natal. Sua professora, ao saber que havia nascido próximo ao rio Potengi – atualmente bairro da Ribeira – passou a chamá-lo Antônio Potengi .
Continuou seus estudos, formando-se em Guarda-Livros (Contabilidade). No ano de 1958 fez concurso para Tabelião e, sendo aprovado, passou a trabalhar em Ceará-Mirim, sendo designado para o 2º Cartório Judiciário de Ceará-Mirim/RN. Trabalhou com afinco e dignidade o seu ofício de lealdade com a Justiça Nacional, sendo hoje uma referência para aqueles que dizem: “Seu Antônio Potengi era um homem digno, pelo exercício da profissão que exercia: Tabelião Público”.
Se fosse vivo, estaria com 95 anos de idade. Nossa matriarca Ambrosina e a sua família, residentes em Ceará-Mirim há mais de 55 anos, retratam a imagem do homem que sempre quis o bem para todos. Muita saudade de todos nós.

Carlos Potengi
Ceará-Mirim - Maio de 2009.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bela lembrança! Eis aí um homem bom que eu tive o prazer de conhecer. Sincero, honesto, sereno... Uma grande alma! Todas as vezes que o procurei no cartório fui prontamente muito bem atendido. Pensando nas qualidades do senhor Antônio Potengi, me vem na mente uma belíssima letra da nossa MPB que descreve muito bem esse ser humano exemplar: "Existiria verdade, verdade que ninguém vê, se todos fossem no mundo iguais a você". Fique com Deus! (Eliel Silva)

Francisca Lopes disse...

Tive a grata satisfação quando professora de Lígua Portuguesa e suas Literaturas, no Ubaldo Bezerra, de tê-lo em minhas salas de aula, contribuindo para a aprendizagem dos meus alunos com o seu trabalho poético.
Muita coisa boa.A família está devendo isso a Ceará-Mirim. Reuna os seus trabalhos e o torne imortal, publicando seus poemas. Ele merece.