CHAMINÉ - pioneiro em Ceará-Mirim RN
CHAMINÉ - BLOG PIONEIRO DE CEARÁ-MIRIM

COMUNICADO: O Blog Chaminé encerrou suas atividades em 31/12/2009.

OBS.: PARA ACESSAR O CONTEÚDO DOS ÚLTIMOS QUINZE MESES, CLIQUE ABAIXO (A DIREITA) EM: "POSTAGENS ANTERIORES".


Esteve ativo de 1º de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2009.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Lúcia Helena Pereira

Aplaudimos nesta primeira postagem de 2009 a escritora Lúcia Helena Pereira. Ela, com dileto orgulho declara seu nascimento no verde Vale do Ceará - Mirim / RN em 09 - 07 - 1945. Cursou o primário e o ginasial no Instituto Maria Auxiliadora (das irmãs salesianas). Cursou o primeiro pedagógico no CIC e mais dois anos no Instituto Presidente Kennedy. Fez Licenciatura plena em História / UFRN - 1974. Estudou o curso prático de francês pela Aliança Francesa de Natal (de 1960 a 1964). Escritora Membro efetivo da AJEB (Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil), onde exerceu, com sua eleição para a primeira Presidenta do RN (1990 a 1997) e primeira presidenta Nacional (1998 a 2000). Membro da Academia Feminina de Letras do RN - março de 2002. Membro de IHG / RN, eleita em novembro de 2004. Cônsul poetas Del Mundo de Ceará-Mirim (em 126 países)Autora de "Pássaro Azul de Asas Cor - de - Rosas" 1982 (poemas), da Breve Coletânea de Juvenal Antunes (1998), integrante de Antologias Nacionais e Regionais. Livros no PRELO: JUVENAL ANTUNES: sua vida, suas obras, seu grande amor e sua morte; Palcos da Infância); As Divinas Cartas (resumo da correspondência com Nilo Pereira). Colaboradora do site acreano:www.bibliotecadafloresta.ac.gov.br escrevendo (em 10 capítulos) a história do tio-avô – poeta parnasiano Juvenal Antunes de Oliveira.

UMA MENSAGEM:
Em nome de minhas irmãs: Marilene e Suely, que melhor conviveram com a querida ZILAR, lamento que a "indesejada" face da morte tenha lhe visitado e arrancado de nós. Conheci Zillar e dela guardo uma referência muito bonita à minha pessoa, numa das comemorações do meu aniversário em Ceará-Mirim:
" Você, Lúcia Helena, é um lindo cântaro que recebe a água da fonte cristalina da sua inteligência e bela poesia" (Zillar)
Guardei, na alma, no coração e na memória, a expansão do espírito de Zillar, depois que declamei um poema em homenagem a Ceará-Mirim. Um abraço aos familiares de Zillar, que, seguindo o lume das estrelas, foi ao encontro dos anjos. Lúcia Helena Pereira
UMA POESIA:
ESTRELAS
Quero estrelas brancas em meu véu azul,
Para entrar no céu,
como um anjo iluminado
Que se embeleza nas nuvens!
Quero estrelas douradas em meu véu de luz,
Como noiva num deserto,
coberto de sol e imensidão,
Buscando oásis,
palmeiras e um lindo corcel negro.
Quero estrelas banhadas em meus rios luminosos,
Rios de minha infância distante,
Como o rio d´água azul da minha terra!
Quero estrelas de esmeraldas em meu véu-canavial,
Para enfeitar o verdejante vale onde nasci,
Entre engenhos, riachos e olheiros!!!
Quero estrelas feitas só de sonhos para o meu poema.
Que elas brilhem sobre as pequeninas palavras
E possam salvar a parte do universo triste e infeliz!!!
Quero estrelas!
Lindas estrelas!
Brilhantes, fulgurantes,
Apenas estrelas...solitárias
ou em cortejos de luz,
Engrinaldando a coroa de luz dos meus olhos!
Lúcia Helena Pereira
Cônsul Poetas Del Mundo de Ceará-Mirim/RN

Nenhum comentário: