Esteve ativo de 1º de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2009.
terça-feira, 20 de outubro de 2009
domingo, 11 de outubro de 2009
* Geraldo Pereira é filho de Nilo Pereira. Tem 65 anos de idade, nasceu no Recife. Formou-se em medicina e ensinou na Universidade Federal de Pernambuco. Casado, pai de três filhas, duas casadas. Uma em Madri e outra no Ceará. Escreve no Jornal do Commercio do Recife. Já escreveu quase duas centenas de artigos. Integra o Conselho Estadual de Cultura de Pernambuco. Publicou algumas das crônicas que escreveu em livros. No momento, dedica-se ao estudo da história da medicina em Pernambuco. terça-feira, 6 de outubro de 2009

A paróquia de Ceará-Mirim estará representada pelo Padre Assis.
RECORDAÇÕES DE PADRE AMÉRICO.
domingo, 4 de outubro de 2009
“A Noviça Voadora” mostrava a história da Irmã Bertrille, uma noviça exuberante que levava muita alegria a um convento de freiras em Porto Rico. Bertrille não dava sossego a reverenda madre, arranjando sempre muita confusão e colocando o convento de pernas pro ar. Com seu jeito espalhafatoso, não era difícil vê-la soltando pipa ou jogando baseball, esquecendo suas responsabilidades. Mas sua característica mais marcante é que ela tinha a capacidade de voar. Não que ela fosse uma super heroína com poderes incomuns, é que a noviça usava um chapelão e bastava bater qualquer ventania que Bertrille levantava vôo, isso graças ao seu peso e a aerodinâmica do seu chapéu de freira.
Irmã Bertrille tinha o coração muito bom, o que a fazia estar constantemente preocupada em ajudar alguém, ela vivia tentando prestar auxílio a quem achava que estava precisando, mas só criava enormes confusões. Seu alvo preferido era Carlos Ramirez (Alejandro Rey), um sujeito rico e mulherengo, dono do Cassino A Go-go e patrono do convento e que por isso mesmo, não tinha trégua da Irmã Bertrille, que tentava sempre colocá-lo no bom caminho.
A série estreou nos EstadosUnidos em 1967, mas só chegou ao Brasil em 1975, através da Tv Record que a exibia diariamente as 18h30. Das quatro temporadas exibidas, duas podem ser encontradas em DVD.
Até o presente o MOMENTO DO LIVRO não é contemplado pelas leis de incentivo à cultura, quer seja no âmbito estadual, nem municipal.
Por isto é tão importante a ajuda recebida por parte dos patrocinadores. Os amigos deste projeto neste primeiro ano foram:
Elísio Augusto de Medeiros que fez doação dos livros: " Senador José Bernardo de Medeiros - O Colosso do Seridó" e "Um Fusca na Cidade do Sol". Edilson Pinto - que doou: "Perdoa-me, por me prenderes". Livraria Siciliano - que esteve presente nos primeiros meses deste projeto, fazendo doações de livros como "A Cabana" e "O Menino do pijama listrado", além de outroso livros da área infantil. Diógenes da Cunha Lima, Presidente da Academia Norte Rio Grandense de Letras, fez também várias doações de diversos títulos de suas obras para serem ofertadas às escolas visitadas pelo projeto. A Biblioteca Padre Monte, da Academia Norte Rio Grandenese de Letras, também doou exemplares de livros do escritor Nilson Patriota a este projeto. Tasso Soares de Lima - "Concerto para triângulo em dó maior". Lima Neto - "Uma História em Cinco Vozes".
A estes homens nossa gratidão, em nome das crianças, jovens e adultos que foram agraciados com o MOMENTO DO LIVRO.
E-mail.:letrasreais@hotmail.com
Luís da Câmara Cascudo - nasceu em Natal aos 30 de dezembro de 1898 e faleceu, também nesta capital do RN, no dia 30 de julho de 1986. Foi um historiador, folclorista, antropólogo, advogado e jornalista. Passou toda a sua vida em Natal e dedicou-se ao estudo da cultura brasileira. Foi professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O Instituto de Antropologia desta universidade tem seu nome. Pesquisador das manifestações culturais brasileiras, deixou uma extensa obra, inclusive o Dicionário do Folclore Brasileiro (1952). Entre seus muitos títulos destacam-se: Alma patrícia (1921), obra de estréia, Contos tradicionais do Brasil (1946). Estudioso do período das invasões holandesas, publicou Geografia do Brasil holandês (1956). Suas memórias, O tempo e eu (1971) foram editadas postumamente. Quase chegou a ser demitido por estudar figuras folclóricas como o lobisomem. (Fonte:Wikipédia).
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
PROVAS DO ENEM CANCELADAS. INDÍCIO DE FRAUDES.
VEJA DETALHES NA GRANDE IMPRENSA.
* * *
Nesta quinta e sexta-feira (1º e 02/10) o professor, pesquisador e colecionador GIBSON MACHADO estará expondo fotos antigas que fazem parte do seu livro CEARÁ-MIRIM - MEMÓRIA ICONOGRÁFICA, na Escola Estadual Otto de Brito Guerra, (CAIC), em todos os turnos. Uma ótima pedida para professores, alunos e demais interessados na memória do Vale verde. Entrada Franca.







