FABIANO ALMEIDA,
um exemplo de vida e superação.
LEILANE ANDRADE
No Blog Chaminé autorizado pela autora.
Até onde vão as limitações do ser humano? Quem decide o que pode e o que não é possível fazer? Para o cantor Fabiano Almeida, a resposta dessas duas questões é simples: "Qualquer pessoa pode fazer o que quiser, basta seguir seu sonho". Cantar não estava nos planos de Fabiano. O ofício veio mais como força do destino.
Um erro médico mudou a vida de toda sua família. Há 24 anos, Deiscivan Ricarte levava a vida como baterista da banda Happy Days e seu filho estava para nascer. Alguns segundos além do que estava previsto para acontecer, o parto, bastaram para transformar tudo o que um pai havia sonhado para sua vida. Fabiano por pouco não morre e as sequelas do lapso médico ficaram marcadas para sempre, pois ele foi vítima de paralisia cerebral.
Hoje, Fabiano vive numa cadeira de rodas adaptada, construída por várias peças de bicicletas e um motor, tudo manipulado pelo pai, que teve de abandonar as baquetas para cuidar do filho. Mas, mesmo aposentando a bateria, a música sempre esteve presente na vida dos dois. Costumeiramente, Seu Deiscivan levava Fabiano aos ensaios de bandas, o que acabou indiretamente incentivando a criança.
"Quando eu tinha dois anos de idade, meu pai já me levava para ver as bandas tocarem. Com sete ou oito anos, ele começou a me colocar sentado na bateria. Eu pegava as baquetas e fazia um ritmozinho, mas nunca consegui muita coisa", conta Fabiano.
Com o passar dos anos, os movimentos foram ficando mais difíceis e a vontade de tocar o instrumento foi ficando de lado. "No início da adolescência, os movimentos ficaram mais rígidos. Eu sou louco por bateria, mas minha condição não permitiu que eu conseguisse tocar", afirma Fabiano.
Tendo o sonho frustrado, Fabiano buscou outra alternativa. Aos 11 anos de idade começou a estudar ‘backing’ vocal por vontade própria. "Eu comecei a prestar atenção naquela segunda voz e passei a me dedicar aquilo. Até hoje continuo estudando, pois a música é infinita. Quanto mais se estuda, mais se tem o que aprender e nunca chegamos à perfeição".
Os benefícios da música para Fabiano foram maiores do que o simples deleite e alcance de um sonho, como afirma a sua irmã Deiliane Almeida: "A música melhorou muito a fala dele. Antes, ele não conseguia falar muito e com clareza e hoje, ele já dá até entrevista! (risos)". "No início eu não conseguia nem cantar uma estrofe inteira e hoje já canto quatro horas direto se deixarem", completa Fabiano.
O repertório escolhido para os shows inclui, em sua maioria, cantores da MPB. Djavan, Jorge Vercilo, Roberto Carlos, Tim Maia, Fábio Júnior, Zé Ramalho são alguns dos seus músicos preferidos. "Eu gosto de MPB não só porque as músicas possuem letras mais bonitas, mas também por elas ajudarem como treinamento das técnicas vocais", conta.
Seu Deiscivan fala com orgulho do filho, ressaltando que todo o esforço que teve durante a vida está sendo recompensado. "Só em ver ele feliz para mim está bom. Fico triste quando vejo atitudes de preconceito, o que ainda encontramos muito por aqui, infelizmente".
CARREIRA
Atualmente, Fabiano está em fase de produção do seu primeiro CD, intitulado "Razão do meu viver", também nome de sua primeira composição. "Já fiz a seleção das músicas e já tenho data marcada para gravar em estúdio e até dezembro quero lançar esse álbum na praça", revela.
Fabiano já realizou duas apresentações na Praça da Convivência, dentro do projeto Corredor Cultural, e também faz barzinhos pela cidade.
A superação e a força de vontade para alcançar seus sonhos fazem de Fabiano um exemplo de vida para muitas pessoas. E ele reconhece seus esforços. "Eu vejo tudo isso como um milagre. Quando Deus dá um dom, não tem quem tire. Eu sou muito feliz com o que faço e quando minha irmã pergunta para mim se eu me sinto angustiado eu só digo que não tenho tempo para pensar nessas coisas, só em cantar", afirma.
Quem quiser contratar Fabiano Almeida para apresentações musicais, basta ligar para 8819.9267 (Mossoró/RN) e falar com ele mesmo ou com o pai, Deiscivan Ricarte.
2 comentários:
Edvaldo, o Fabiano é um grande exemplo a ser seguido. A Vida, se deixarmos que os outros se entrometam nela, não vamos muito longe... Preconceitos existem e muitos... Se eu fosse dar ouvidos às pessoas, certamente não escreveria... Sei que existem pessoas que nos ajudam e muito, estas SIM é que devemos ouvir... Parabéns Fabiano!!! Que Deus sempre esteja presente em todos os momentos da sua Vida!!! Shalom!!!
Edvaldo, exemplos como o do Fabiano merecem e devem ser seguidos. Nunca devemos desistir dos nossos Sonhos... E, também,só devemos dar ouvidos a quem sempre está a nos engrandecer como pessoas e cidadãos... Se eu fosse dar ouvidos a quem não merece, certamente, não escreveria uma única Palavra... Parabéns Fabiano!!!Um Forte Abraço!!! Shalom!!!
Postar um comentário