CHAMINÉ - pioneiro em Ceará-Mirim RN
CHAMINÉ - BLOG PIONEIRO DE CEARÁ-MIRIM

COMUNICADO: O Blog Chaminé encerrou suas atividades em 31/12/2009.

OBS.: PARA ACESSAR O CONTEÚDO DOS ÚLTIMOS QUINZE MESES, CLIQUE ABAIXO (A DIREITA) EM: "POSTAGENS ANTERIORES".


Esteve ativo de 1º de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2009.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

PLANTÃO Chaminé
PROSSEGUE EM CEARÁ-MIRIM
SEMANA DO MEIO AMBIENTE
Prefeito de Ceará-Mirim Antônio Peixoto falou na abertura do evento
(Foto: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Ceará-Mirim)

Trabalhos apresentados por duas entidades abriram na tarde desta terça-feira 26, o ciclo de exposições nos estandes montados no pátio externo da Estação Cultural Dr. Roberto Varela, bairro Santa Águeda, em Ceará-Mirim, onde está concentrada grande parte da programação da VII Semana do Meio Ambiente.
Aberta ao público, quem visitou os estandes teve a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela Reserva Biológica do Atol das Rocas, Patrimônio Natural da Humanidade localizada no Oceano Atlântico a 270 quilômetros da costa do Rio Grande do Norte sob a coordenação do Instituto Chico Mendes.
O Atol das Rocas é uma área restrita de preservação, que promove estudos e pesquisa nas áreas marítima e terrestre da Bacia Potiguar, e como forma de alerta, desenvolve um projeto de educação ambiental, divulgando fotos, informações e diversas espécies marinhas (crustáceos e mariscos) que precisam de conservação.
A outra exposição é do Clube de Mães Eulália Borges da Costa do bairro São Geraldo, também em Ceará-Mirim, que levou os trabalhos artesanais produzidos pelas integrantes do grupo com material reciclado, jornais, garrafas pet e latinhas, mostrando que é possível aproveitar o que já existe, evitando a degradação do planeta.
No primeiro dia, as exposições foram visitadas pela comunidade e por alunos do ensino fundamental e médio das escolas Madalena Antunes, Enéas Cavalcante, Barão de Ceará-Mirim e Ubaldo Bezerra de Melo, que realizaram trabalho extraclasse.
Também devem expor até a próxima sexta-feira, 29, outras instituições envolvidas no evento como a UNP, Ibama, Idema e UFRN, no horário das 14h às 17h no mesmo local.

VISTORIAS
Nesta quarta-feira, 27, na programação com início às 8h30, acontece vistoria para diagnosticar os possíveis problemas existentes no Olheiro (bairro Santa Águeda), Rio Ceará-Mirim, Usina Ilha Bela e Boca da Mata (reserva biológica). Na quinta-feira 28, a vistoria será realizada nos lixões da Lagoa Caiana e Jacoca. Na sexta-feira, 29, será a vez dos monumentos históricos dentre os quais: Casa do Engenho Trigueiro e Museu Nilo Pereira.

Os fóruns para discutir situações específicas das dificuldades detectadas durante as visitas ocorrerão sempre a partir das 14h00, na Estação Cultural Dr. Roberto Valera, onde será elaborado um documento relatando o que foi constatado.

O 1º Fórum Ecológico que ocorre dentro da VII Semana de Meio Ambiente é uma realização da Prefeitura numa ação integrada das Secretarias municipais de Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Educação e Agricultura com a participação de entidades ligadas ao contexto como o IFERN, UNP, IBAMA, IDEMA, UFRN, Fundação José Augusto, Promotoria do Meio Ambiente, ONGs e a comunidade.

Encerrado o I Fórum Ecológico, a programação da Semana do Meio Ambiente prossegue de 2 a 4 de junho, envolvendo a realização de blitz ambientais na sede do município e na praia de Muriú, apresentações culturais, Consulta Pública que abordará a questão dos Resíduos sólidos no município de Ceará-Mirim e uma Caminhada Ecológica que fecha o evento em frente a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Nenhum comentário: